Author:
Do Rosário Ana Carla Gato,Livramento Rosileide Alves,Melo Lucas Augusto Santos da Silva
Abstract
Introdução: a perícia fisioterapêutica é uma área profissional promissora e recém-estabelecida, desenvolveu-se em resposta a necessidade de perícias mais detalhadas, visando eliminar erros acerca da atividade funcional do funcionário. Objetivo: Mostrar a importância das perícias fisioterapêuticas para a justiça do trabalho. Metodologia: Esta pesquisa trata-se de uma revisão de literatura, foram utilizadas as seguintes bases de dados: Capes, Revistas Cientificas e Periódicos de Universidades Federais e Estaduais. Resultados: observou-se que o fisioterapeuta é um profissional totalmente habilitado e amparado legalmente para fornecer serviços de perícia cinesiológica funcional à Justiça do Trabalho, possuindo conhecimentos aprofundados em cinesiologia e biomecânica durante a graduação, auxiliando o juiz na decisão final com laudos mais fidedignos à identificação dos distúrbios do movimento e estabelecimento do nexo causal. Considerações finais: conclui-se que o fisioterapeuta possui aptidão legal e conhecimento técnico-cientifico, essencial para a realização de perícias fisioterapêuticas judicias, entretanto, são poucos os estudos sobre esse novo campo de atuação profissional, dessa forma é necessária a criação de novas pesquisas sobre a temática.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference20 articles.
1. ARAUJO, Reinolt Farias. A história da fisioterapia: como a profissão se tornou o que é hoje. Master Editora – BJSCR. Vol.18, nº3, pp.137-142. 2017. Disponível em:
2. BARROS, Fábio Batalha Monteiro. Poliomielite, filantropia e fisioterapia: o nascimento da profissão de fisioterapeuta no Rio de Janeiro dos anos 1950. Revista Ciência e Saúde Coletiva. 2008;13(3):941-954.
3. CAMPOS, Miriane Graziele de Souza; PROTA, Cristina. Avaliação dos conhecimentos dos juízes do tribunal de São Paulo sobre a fisioterapia na perícia: um estudo transversal. Fisioterapia Brasil 23.2 (2022): 232-46.
4. CAVALCANTE, Viviane Peixoto. Por unanimidade, TST respalda a atuação do fisioterapeuta como perito judicial. Organização dos advogados do Brasil-OAB Amazonas. Manaus, 2012. Disponível em: https://periciabr.com.br/por-unanimidade-tst-respalda-a-atuacao-do-fisioterapeuta-como-perito-judicial/.
5. COSTA, Carlos Henrique Nunes; VERONESI JUNIOR, José Ronaldo. Fisioterapeuta do trabalho: profissional habilitado para realizar perícia junto a justiça do trabalho. Fisioterapia Brasil Fisioterapia Brasil 2020;21(1):Supl2:19-23.