Abstract
Este artigo tem por objetivo investigar as ações que a rede estadual de educação do Rio Grande do Norte desenvolveu ou vem desenvolvendo com vistas à implementação da contrarreforma do ensino médio preconizada pela Lei nº 13.415/2017 e demais diretrizes. Trata-se de pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, documental e exploratório. Para a obtenção dos dados referentes à implementação da contrarreforma do ensino médio na referida rede foram realizadas entrevistas com agentes da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN) como forma de compreender como o Estado entende a contrarreforma e como ela ganhará materialidade no âmbito dessa rede, além de consultas no portal eletrônico dessa secretaria. Assim, buscamos compreender as ações no curso do processo de implementação da contrarreforma, seja o planejamento e elaboração de documentos, construção de itinerários formativos, formação de professores etc. Sobre a contrarreforma, de modo geral, concluímos que ela sinaliza claramente para a precarização do ensino médio e educação profissional, sobretudo para os filhos da classe trabalhadora mais empobrecida que mais dependem da educação pública, aproximando ainda mais a formação humana praticada no ensino médio da lógica de formação do trabalhador flexível para atender aos interesses do mercado de trabalho de um setor produtivo periférico, em detrimento de uma formação humana integral.
Publisher
Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
Reference29 articles.
1. AMARAL, Nelson Cardoso. O “novo” ensino médio e o PNE: haverá recursos para essa política? Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 20, p. 91-108, jan./jun. 2017.
2. ANDERSON, Perry [et. al]. Golpe en Brasil: genealogía de una farsa coordinación general de Pablo Gentili ; Víctor Santa María ; Nicolás Trotta. 1a ed . Ciudad Autónoma de Buenos Aires : CLACSO ; Buenos Aires : Fundación Octubre ; Buenos Aires : UMET, Universidad Metropolitana para la Educación y el Trabajo, 2016.
3. ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Ensino Médio Brasileiro: dualidade, diferenciação escolar e reprodução das desigualdades sociais. 1. ed. eletrônica. Uberlândia: Navegando Publicações, 2019.
4. ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. A reforma do ensino médio do governo Temer, a educação básica mínima e o cerco ao futuro dos jovens pobres. Holos, Natal, Ano 34, vol. 08, 2018.
5. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, 2018a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 13 mar. 2019.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献