Author:
Silva Ronison Oliveira da,Ataíde Júlia Angélica de Oliveira,Duarte Tayna Bento de Souza,Fonseca Gessica Fabiely
Abstract
O presente artigo tem por objetivo evidenciar a Teoria da Problematização com o Arco de Maguerez como caminho metodológico a ser aplicado na Educação de Jovens e Adultos. Na seara das metodologias ativas, este é um método que se caracteriza por considerar o aluno como protagonista na resolução dos problemas abordados em sala de aula. Os procedimentos de pesquisa utilizado para a construção deste estudo foram o método bibliográfico conceitual e um levantamento da utilização desta teoria artigos publicados em revistas qualificadas no período entre 2014 e 2019. Os resultados apontam que o emprego desta teoria na Educação de Jovens e Adultos pode contribuir para a formação de alunos cônscios de seu papel na sociedade. Além da produção de conhecimentos mediada pelo professor, esta metodologia permite que os alunos desenvolvam o raciocínio crítico em relação aos diversos contextos a eles apresentados. Outro resultado advindo desta metodologia é a proposição de soluções para as situações debatidas durante as cinco fases do Arco de Maguerez. Isto auxilia os alunos no desenvolvimento de um caráter atitudinal transformador, através de intervenções positivas no ambiente em que estes discentes se encontram inseridos.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference44 articles.
1. ANA, W.P.S; ANDRADE, L.M.; PARREIRA, G.G. Educação de jovens e adultos integrada à educação profissional como possibilidade de emancipação dos sujeitos jovens. Educitec, v.5, n.12, p.164 – 179, 2019.
2. ANDRADE, T.S.S. A importância da divulgação científica em processos formativos de professores no ensino tecnológico. Dissertação (Mestrado em Ensino Tecnológico). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus, 2016.
3. BENACCHIO, E. C.; MOURA, D. H. O ensino médio anunciado na Lei nº 13.415/2017 e as ações do estado do Rio Grande do Norte com vistas à implementação da contrarreforma do ensino médio em sua rede. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 23, p. 1-25, 2023.
4. BERBEL, N. A. N. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma reflexão teórico-epistemológica. Londrina: EDUEL, 2012.
5. BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências e Humanas, v.32, n.1, p. 25-40, 2011.