Author:
Melo Mylena Olga Pessoa,Cavalcanti-Mata Mário Eduardo Rangel Moreira,De Sousa Francisca Moises,Ferreira Neto Manoel Pessoa,Leite Filho Manoel Tolentino,Santos Rebeca Morais Silva,Lúcio Alexandre da Silva
Abstract
Considerando um aumento na busca por “dietas sustentáveis”, impulsiona o interesse em produtos à base de plantas, podendo-se destacar o gergelim devido aos seus benefícios nutricionais. Diante disso, este estudo propõe analisar a tecnologia aplicada ao desenvolvimento de uma farinha desengordurada a partir do resíduo do extrato aquoso de gergelim, verificando a influência de diferentes temperaturas nas características nutricionais do produto final. Além de abordar a transferência de calor e massa na secagem convectiva deste resíduo, introduzindo novos conceitos propostos por Cavalcanti-Mata (2020) a partir do modelo de Fick modificado. O resíduo foi submetido à secagem convectiva e aos dados experimentais foram aplicados modelos teóricos, semi-teóricos e empíricos de secagem e posteriormente calculadas as propriedades termodinâmicas. O material foi caracterizado quanto as análises físico-químicas, antes e após a secagem. O modelo de Cavalcanti-Mata e Page modificados, apresentaram um ótimo ajuste aos dados experimentais. Os valores obtidos para os parâmetros termodinâmicos, destacam a diminuição da entalpia com o aumento da temperatura de secagem, comprovando a necessidade de menos energia para a remoção de água ligada ao produto. Foram obtidas farinhas com baixo teor lípidico e ricas em proteínas, com potencial aplicação na indústria alimentícia, atendendo a demanda dos consumidores intolerantes e/ou alérgicos a glúten.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference30 articles.
1. Albuquerque Junior, N. de M. Influência da secagem convectiva do resíduo agroindustrial de acerola verde na extração e encapsulamento de compostos bioativos. 2022. 130f. Dissertação – Universidade Federal de Campina Grande, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Agrícola, Campina Grande – PB.
2. Botelho, F. M. et al. (2018) Modelagem matemática da contração volumétrica de grãos de soja durante o processo de secagem. Revista Engenharia na Agricultura, 26 (1), 1-12.
3. Cavalcanti‐Mata, M. E. R. M. et al. (2020). A new approach to the traditional drying models for the thin‐layer drying kinetics of chickpeas. Journal of Food Process Engineering. 43 (12), n/a. Doi:10.1111/jfpe.13569
4. Corrêa, P. C. et al. (2017). Propriedades termodinâmicas do processo de secagem e absorção de água de grãos de arroz. CyTA-Journal of Food, v.15, p. 204-210.
5. Cruz, N. F. F. S. et al. (2019). Características e tratos culturais do gergelim (Sesamum indicum L.). Revista Brasileira de Energias Renováveis, v.8, n.4, p.665-675.