Author:
Ribeiro Artur de Oliveira,Cirilo Nicole de Machado,Maruoka Rafael Krawczun,Kato Karen Mayuri,Tescarolli Arthur,Ninomiya André Felipe,Nonose Nilson
Abstract
Introdução: As fraturas do maléolo posterior (FMP), assim como outras lesões articulares do tornozelo, são conhecidas por ocorrerem concomitantemente com a fratura diafisária de tíbia distal (FDTD), especialmente quando há um padrão espiral ou oblíquo. Se negligenciadas, tais fraturas podem levar ao deslocamento iatrogênico durante o hasteamento intramedular, bem como a resultados insatisfatórios, mesmo quando a união completa da diáfise da tíbia foi alcançada. Além disso, é aceito que as fraturas maleolares posteriores e mediais requerem fixação na maioria dos casos, evitando assim a perda de redução pós-operatória.
Objetivo: Avaliar o perfil epidemiológico dos pacientes portadores de FDTD com traço espiral e as FMP atendidos em nosso Serviço.
Método: Foram incluídos no estudo pacientes atendidos no Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus – HUSF, localizado em Bragança Paulista – SP, no período de janeiro a dezembro de 2022. Dos prontuários dos pacientes foram avaliados sexo, idade no trauma, presença de quaisquer comorbidades, mecanismo do trauma, tratamento instituído, ocorrência de consolidação efetiva após o tratamento, e clínica evolutiva.
Resultados: Em nosso estudo, as idades dos 5 pacientes variaram de 26 a 75 anos, e os dois pacientes que mantiveram acompanhamento em nosso Serviço apresentaram consolidação, sendo uma delas apenas parcial devido à perda de seguimento. Nenhum dos dois pacientes acompanhados apresentou complicações pós-cirúrgicas, e ambos passaram a deambular sem auxílio e sem queixas após a fixação.
Conclusão: Acreditamos que muitas FMP não foram diagnosticadas em nossa amostra devido à falta de utilização da Tomografia Computadorizada (TC), disponível em nosso Serviço. Sendo assim, sinalizamos a importância da TC para diagnóstico desses casos, o que provavelmente aumentará a acurácia do diagnóstico, permitindo assim prestar atendimento adequado a esses pacientes.