Affiliation:
1. Universidad de Pinar del Río
2. Universidad de Pinar
Abstract
O trabalho aborda uma importante aresta no enfrentamento dos problemas ambientais existentes, a formação de perícias jurídicas ambientais sob a ótica das ciências criminológicas, propondo como objetivo aventurar-se na importância da criminologia para realizar a análise, apuração e prevenção de crimes. e assim contribuir para a proteção e conservação da diversidade biológica. Foram utilizados métodos teóricos como: análise-síntese, histórico-lógico, indução-dedução, que permitiram: fazer generalizações sobre posições teóricas e chegar a conclusões, estudar e particularizar as qualidades das normas jurídicas de acordo com os referenciais teóricos da criminologia. Da mesma forma, a análise documental foi utilizada para corroborar o vínculo da criminologia no enfrentamento aos crimes ambientais. O trabalho permitiu demonstrar a importância da criminologia como meio de estudo, tratamento e controle social dos crimes ambientais que afetam especificamente a preservação da diversidade biológica.
Publisher
Associacao Multidisciplinar de Investigacao Cientifica
Reference19 articles.
1. Álvarez de Zayas, C. (1995). La escuela de excelencia. Monografía. Dirección de Formación de Profesionales. La Habana: Ministerio de Educación Superior de Cuba.
2. Álvarez de Zayas, C. (1997). Hacia un currículo integral y contextualizado. La Habana: Editorial Pueblo y Educación; 1ed.
3. CITMA . (2017). ESTRATEGIA AMBIENTAL NACIONAL. Ciudad de la Habana. La Habana: CITMA.
4. Código Penal, d. C. (2022). Ley 151/2022 “Código Penal” (GOC-2022-861-O93). Gaceta oficial.
5. Del Risco, E. (1995). .Los bosques de Cuba: su historia y características. La Habana, 94 pp: Editorial Científico-Técnica.