Affiliation:
1. Associação Multidisciplinar de Investigação Científica
Abstract
A problemática da ciência aberta, da gestão de revistas científicas e, consequentemente, da avaliação da ciência, tem sido bastante discutido ao nível da comunidade científica internacional. Os resultados apresentados por Caballero-Rivero, Sánchez-Tarragó & Santos (2019), permitiram constatar um crescimento estável dos artigos em Acesso Aberto, os quais representam mais de um terço da produção brasileira na Web of Science. Outro resultado à destacar, é da Cátedra Libre Ciencia, Política y Sociedad. (2019), quem realizou uma crítica ao paradigma hegemónico de avaliação por produtos, baseado fundamentalmente em indicadores quantitativos de papers e patentes. Em Angola, é visível o esforço que diferentes instituições têm estado a realizar no sentido de se melhorar a qualidade dos processos substantivos às revistas científicas e consequentemente melhorar a qualidade da informação científica validada nesta região.
Publisher
Associacao Multidisciplinar de Investigacao Cientifica
Reference12 articles.
1. Alhambra Declaration (2010). Alhambra Declaration. Available from: https://blog.rcaap.pt/2010/06/12/declaracao-do-alhambra/
2. Angola. Decreto Presidencial 121/20 de 27 de Abril. Aprova o regulamento de avaliação de desempenho do docente do Subsistema do Ensino Superior. Luanda: Imprensa Nacional
3. Artigas, W. e Gungula, E.W. (2020). Gestión de revistas a través de OJS: Experiencia de éxito Angolana. e-Ciencias de la Información, 10(1). doi: 10.15517/eci.v10i1.39771.
4. Berlin declaration (2003). Berlim Declaration. Available from: https://openaccess.mpg.de/Berlin-Declaration.
5. Bethesda Statement (2003). Bethesda Statement on Open Access Publishing. Available from: http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/bethesda.htm.
Cited by
4 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献