Abstract
O contexto educacional no Brasil tem gerado preocupação por parte dos gestores e profissionais da área da Educação. O docente vem sofrendo com agentes estressores que afetam diretamente a qualidade do seu trabalho. Fatores como: salários baixos, excessivo número de alunos na classe, a relação com os discentes e a falta de valorização profissional, são alguns aspectos que estimulam o adoecimento mental e, em muitos casos, o Burnout. Esses episódios tornam-se mais frequentes e agravados nas instituições públicas de ensino, em relação aos estabelecimentos particulares. Destaca-se a importância da Sociologia, quanto ao adoecimento mental na atualidade, principalmente professores, a classe mais atingida nesse contexto, diante da interação constante desse profissional com a sociedade. Diante dessa conjuntura, esse estudo tem como finalidade, efetuar uma Revisão Bibliográfica da Literatura sobre a “Síndrome de Burnout em Contextos de Estresse Laboral em Docentes Sob o Foco da Sociologia jurídica”. Para isso foram pesquisados artigos nas plataformas científicas: Scielo, Google Scholar e Lilacs. Os princípios de inclusão foram artigos relacionados com o tema da pesquisa. O fatores de exclusão, foram artigos que não se referiam ao foco do estudo. As respostas da pesquisa apresentaram um cenário a presença do Burnout em, predominantemente, prestadores de serviços, trabalhadores da área de tratamento e educadores. Os aspectos principais, como: a relação inter-profissional, excesso de trabalho, a baixa remuneração e a falta de reconhecimento profissional promovem o desenvolvimento do esgotamento emocional, que podem levar ao Burnout.
.
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference63 articles.
1. ARAUJO, Maria Arlete Duarte; PINHEIRO, Helano Diógenes. Reforma gerencial do Estado e rebatimentos no sistema educacional: um exame do REUNI. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 69, p. 647-668., out./dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v18n69/v18n69a02.pdf.
2. ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. 2000. Disponível em: http://www1.urisantiago.br/conteudos/arquivos/Arquivo-a517f8f70d23d356bb97f1a925826f68.pdf
3. BRAND, Rita Melânia Webler. “As marcas do mal-estar docente e da síndrome de Burnout no trabalho docente”, p. 69-92. In: SANTOS, Rita de Cássia Grecco dos (org.). Sociologia da Educação: debates contemporâneos e emergentes na formação de professores. Rio Grande: Editora da FURG, 2013. Ebook Online. Disponível em: http://www.sabercom.furg.br/bitstream/1/1586/1/Sociologia-da-educacao-debates-contemporaneos.pdf.
4. BRASIL. Ministério da Previdência Social. Anuário Estatístico da Previdência Social. Brasília: MPS/Dataprev, 2021. Disponível em: https://ces.ibge.gov.br/base-de-dados/lacunas-de-informacao/lacunas-especificas-nas-bases-de-dados-identificadas-pela-instituicao-produtora/3605-anuario-estatistico-da-previdencia-social-aeps.html.
5. BRASIL. Ministério da Saúde. Lista de doenças relacionadas com o trabalho do ministério da saúde (LDRT/ MS); Reunião - Comissão Intergestores Tripartite - CIT