Abstract
A Educação Ambiental (EA) se faz presente em todas as discussões sociais, sendo extremamente importante dentro do cenário educacional, principalmente nos dias atuais. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é centrado em investigar sobre a avaliação no processo de inserção da EA no currículo presente nos trabalhos da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) no Grupo de Trabalho (GT) 22, respectivo a EA nos anos de 2007 a 2021, os quais foram selecionados por meio dos descritores: currículo e avaliação. A pesquisa é de caráter qualitativo no qual foi feito um mapeamento dos fundamentos e práticas de EA nos trabalhos analisados, na qual foram encontradas práticas de EA como entrevistas, rodas de conversa, oficinas do futuro e projetos envolvendo toda a comunidade e que pretendem ser continuados. Nesse sentido, reforçamos a importância da sistematização da EA nos currículos para integrar a prática da EA de forma transversal.
Reference19 articles.
1. ASSIS, Aiany. Ruth; CHAVES, Manoel. R. A Educação Ambiental e a Formação do e Professores. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, (4), p. 186-196. 2015.
2. CARVALHO, Isabel. Cristina. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez. 2008.
3. CARVALHO, Denici. Laura.; ALMEIDA, Rita. Maria; RODRIGUES, Gelze. Serrat. Análise das tendências político-pedagógicas de programas de educação ambiental no âmbito do licenciamento ambiental federal de hidroelétricas. Revbea, São Paulo, V. 14, N° 3. p. 103-121, 2019.
4. GUIMARÃES, Mauro. A Formação de Educadores Ambientais. 3a ed. São Paulo: Papirus. 2007.
5. HOLLIDAY, Oscar. Jara. Para sistematizar experiências. 2. ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2006.