Abstract
O ensino superior constitui hoje um elemento central da estratégia e da ambição de muitos países para o desenvolvimento da sociedade e em particular dos indivíduos, garantindo capital humano altamente qualificado, onde encontramos a mesma visão em Moçambique, que olha o ensino como a base do desenvolvimento económico sustentável e inclusivo, pelo seu impacto na investigação e inovação. Para melhor compreensão decidimos analisar a avaliação de qualidade feita nas instituições de ensino superior em Moçambique, seus desafios e perspectivas. Para o alcance do objectivo geral, pautamos por identificar o tipo de avaliação de qualidade feita nas instituições de ensino superior em Moçambique; descrever os critérios de auto-avaliação feita nas instituições de ensino superior em Moçambique; e compreender a relevância da avaliação de qualidade feita nas instituições de ensino superior em Moçambique. Numa opção metodológica usamos o paradigma interpretativo, numa pesquisa qualitativa, com uma base descritiva e fundamentada num procedimento bibliográfico, salientar que usou-se entrevista semi-estruturada em dez instituições do ensino superior em Moçambique. Os resultados obtidos têm relação directa com o cenário de ensino-aprendizagem das instituições de ensino superior em Moçambique, o ensino superior tem uma história ainda recente e tem passado por diversas mutações, deixando de ser exclusiva do estado e passando ao privado. Apesar de tudo é necessário levar em conta os nove indicadores e seus critérios de verificação, produzido pelo CNAQ. Só assim, teremos instituições de ensino superior adequado aos novos paradigmas educacionais.
Reference19 articles.
1. Bertolin, J. (2009). Indicadores em nível de sistema para avaliar o desenvolvimento e a
2. qualidade da educação superior brasileira. Revista Avaliação. v. 12, n. 2, p. 309-331, jun. Campinas: Sorocaba, SP.
3. Burlamaqui, M. (2008) Avaliação e Qualidade na Educação Superior: tendências na literatura e algumas implicações para o sistema de avaliação brasileiro. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo. v. 19, n. 39.
4. Cohen, E. e Franco, R. (2001). Avaliação de projetos sociais. Petrópolis: Vozes.
5. Do Rosário, L. (2012). Universidades moçambicanas e o futuro de Moçambique. In: L. de Brito et al. (orgs) Desafios para Moçambique 2012. Maputo, IESE. pp. 89-102.