Author:
Biram Mark,De Azevedo Mitidieri Maria Cristina
Abstract
Meninas em Campo é um exemplo pró-ativo de grande sucesso na promoção da igualdade de gênero por meio do discurso e da práxis. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos localizada no Butantã, São Paulo, que oferece um espaço para meninas de 9 a 17 anos se desenvolverem como jogadoras de futebol. Financiado pelo Colégio Santa Cruz e apoiado pela Universidade de São Paulo. O Meninas em Campo é o maior projeto de futebol feminino de base social, fora dos grandes clubes. Fornecendo um modelo para o desenvolvimento do futebol feminino. Este artigo sugere que muito mais atenção deve ser dada aos anos formativos cruciais, em que gerações de meninas têm sido marginalizadas dos canais formais.
Publisher
Universidade Federal de Minas Gerais - Pro-Reitoria de Pesquisa
Reference27 articles.
1. ALMEIDA, C. S. de. O Estatuto da FIFA e a igualdade de gênero no futebol: histórias e contextos do futebol feminino no Brasil. FuLiA/UFMG, v. 4, n. 1, p. 72-87, 2019.
2. ANJOS, L. A. DOS et al. Guerreiras Project: futebol e empoderamento de mulheres. Revista Estudos Feministas, v. 26, 15 jan. 2018.
3. ASSIS, M. P.; OGANDO, A. C. Bolsonaro, ‘gender ideology’ and hegemonic masculinity in Brazil. Al Jazeera, p. 1-4, 2018.
4. BELAS TRINDADE, J. B. Lyon’s Christiane Endler: ‘Girls must have the same training as boys’. The Guardian, 22 fev. 2023.
5. BIRAM, M. As Sereias da Vila na terra do rei: uma etnografia de Santos FC Feminino. Movimento, v. 27, 2021.