CIDADES SAUDÁVEIS:

Author:

Martins de Oliva Santos LuaraORCID,Soares de França IaraORCID

Abstract

O crescimento da urbanização no mundo a partir da segunda metade do século XIX gerou uma série de problemas urbanos de natureza espacial, econômica, social e ambiental. Nesse contexto, para melhorar a vida nas cidades surgiram projetos e ações, como o Movimento Cidades Saudáveis, iniciado no Canadá nas décadas de 1970 e 1980. No Brasil, a partir da década de 1970, as cidades experimentaram um crescimento significativo, o que resultou em problemas ambientais e urbanos que afetaram a qualidade de vida das populações urbanas, principalmente as mais pobres. Nessa direção, este artigo analisa as condições de vida em Montes Claros/MG, por meio da elaboração e aplicação do Índice de Cidades Saudáveis (ICS). O índice considera indicadores relacionados à saúde, educação, infraestrutura urbana, espaços verdes livres públicos e nível socioeconômico. A metodologia da pesquisa envolveu análise teórica, elaboração de mapas com o uso do software QGIS e cálculo do ICS a partir do software livre R Studio. Demonstrou-se que há regiões de planejamento em Montes Claros, como Ibituruna e Todos os Santos, cuja população apresenta bons níveis de ICS, pois são bem atendidas com serviços e equipamentos urbanos. Entretanto, o Distrito Industrial e Vilage do Lago concentram as rendas mais baixas da cidade, baixosníveis de ICS, e consequentemente, carecem demaior assistência em serviços básicos como saneamento e pavimentação.  

Funder

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba

Publisher

Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção São Paulo

Reference31 articles.

1. ALVES, L.; BENACHIO, M. V. As contribuições da educação ambiental para a construção de cidades saudáveis. Enciclopédia Biosfera, v. 7, n. 12, 2011.

2. ALVES, L. A. Cidades saudáveis e qualidade de vida em Uberlândia (MG): aportes metodológicos para um processo em construção. 495 f. Tese (Doutorado em Geografia e Gestão do Território) – Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia/ Uberlândia, 2016.

3. CARDOSO, S. L. C.; VASCONCELLOS, M.; VASCONCELLOS, A. M. A. Gestão ambiental de parques urbanos: o caso do Parque Ecológico do Município de Belém Gunnar Vingren. Urbe.Revista Brasileira de Gestão Urbana, v. 7, p. 74-90, 2015.

4. FERRAZ, S. T. Cidades saudáveis: uma urbanidade para 2000. Brasília: Paralelo 15; 1999.

5. FERNANDES, J. M.; LEITE, M. E.; PEREIRA, A. M. Especulação imobiliária e autossegregação em Montes Claros/MG. Revista Espaço e Geografia, v. 22, n. 2, 2020.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3