Author:
Oliveira Felipe Moura,Holanda Thiago Costa,De Sousa Joiciane Rodrigues,Mesquita Maria do Socorro Silva,Ribeiro Rogeane Morais,Mesquita Francisco Roberto da Silva,Ricarte Thiago Limoeiro,Ribeiro Karina Valdez
Abstract
Incluir o cidadão como um agente ativo na gestão pública é o desafio da Nova Governança Pública (NGP), ela é uma abordagem recente, mas que objetiva romper modelos tradicionais da gestão pública, almejando melhorar a eficiência, efetividade e responsabilidade dos serviços prestados pelo Estado. Por ser recente, existem diversas lacunas que precisam ser analisadas de forma científica. Partindo disso, o objetivo desta pesquisa foi identificar o estado da arte da produção científica sobre a participação do cidadão no contexto da Nova Governança Pública. A pesquisa foi conduzida por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), na qual foram identificados 8 artigos que atenderam aos critérios de inclusão, de um espaço amostral de 368 trabalhos, vale ressaltar que não houve delimitação de período de busca. Os resultados indicaram que a NGP apresenta diversas contribuições para a gestão pública. No entanto, também foram identificados desafios na inserção do cidadão na NGP, como o elevado investimento em infraestrutura, custos para o cidadão participar ativamente, falta de acessibilidade digital para a transição do e-governo e accountability. Conclui-se que a NGP é uma abordagem promissora na gestão pública contemporânea, que pode contribuir significativamente para a melhoria da qualidade dos serviços públicos e para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference49 articles.
1. AGRIMI, D. et al. Valutare la co-produzione: il caso delle politiche di profilassi iodica. Mecosan, p. 33-58, 2015.
2. AMORIM, F. B.; STADLER, A. O acesso à informação na gestão pública: dificuldades enfrentadas pelo poder executivo municipal de Londrina/PR. Revista de Gestão e Secretariado, v. 10, n. 2, p. 246–268, 12 ago. 2019.
3. BELTRAME, S. M. et al. Absenteísmo de usuários como fator de desperdício: desafio para sustentabilidade em sistema universal de saúde. Saúde em Debate, v. 43, p. 1015–1030, 9 mar. 2020.
4. BOURGON, J. Public purpose, government authority and collective power. In: XIV Congreso International del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administratión Pública, Salvador, Brasil. v. 37, n. 6, p. 27-30, 2009.
5. BOZEMAN, Barry. Public values: Citizens’ perspective. Public Management Review, v. 21, n. 6, p. 817-838, 2019.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献