Author:
Mafort Erica Maria de Barros Ferreira,Meleche Mariah Alves
Abstract
Este estudo teve como objetivo analisar o papel desempenhado pela auditoria interna durante a pandemia do COVID-19. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa e descritiva, buscando por autores que abordaram os desafios e as soluções encontradas pela auditoria nesse período. Durante a pandemia, a auditoria interna se mostrou essencial na recuperação do tempo perdido e na busca por resultados satisfatórios. Seu papel foi avaliar os processos internos das empresas, identificando possíveis erros e fraudes, ajustando procedimentos incorretos e prevenindo infrações. A flexibilização das práticas de trabalho durante a pandemia aumentou os riscos de erros e fraudes, tornando a presença da auditoria ainda mais necessária. No entanto, as restrições impostas pelas medidas de combate ao vírus exigiram que a auditoria se reinventasse. Os profissionais de auditoria e as empresas que oferecem serviços nessa área encontraram soluções para viabilizar as auditorias durante a pandemia. Entre as medidas adotadas, destacam-se a realização de auditorias remotas, utilizando ferramentas de videoconferência e acesso remoto aos sistemas das empresas, além da definição de protocolos de segurança específicos. Ao final da pesquisa, constatou-se que a auditoria interna teve um papel fundamental na identificação e correção de erros, na prevenção de fraudes e na garantia da conformidade dos processos durante a pandemia. Apesar dos desafios impostos pelas restrições, os profissionais de auditoria se adaptaram e encontraram soluções eficientes para continuar realizando seu trabalho. Em síntese, este estudo evidencia a importância da auditoria interna como um mecanismo de controle e prevenção de irregularidades. Durante a pandemia do COVID-19, a auditoria se mostrou essencial na recuperação do tempo perdido e na busca por resultados. As soluções encontradas pelos profissionais de auditoria permitiram a realização das auditorias mesmo em um contexto de restrições.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference11 articles.
1. CARDOSO, L. S. P.; SILVA, A. A.; JARDIM, M. J. A. Atuação do Núcleo de Segurança do Paciente no Enfrentamento da COVID-19 em uma unidade hospitalar. Enfermagem em Foco, [s. l], v. 1, n. 11, p. 217-221, 2020.
2. FERREIRA, A. de O. M.; SILVINO, Z. R. Auditoria interna para a estratificação do problema da qualidade das equipes de enfermagem na COVID-19. Research, Society And Development, [s. l], v. 9, n. 10, p. 1-17, 26 set. 2020.
3. FIGUEIREDO, T. de O. Estratégia para operacionalização e sistematização da assistência de enfermagem em cenário hospitalar no enfrentamento à pandemia COVID19. Revista Saúde Coletiva, [s. l], v. 10, n. 54, p. 2611-2612, 06 ago. 2020.
4. GALENO, A. F. M.; ALMEIDA, B. A Inovação dos Prontuários para utilização das Equipes Multiprofissionais: a auditoria, a Cultura Organizacional e os cuidados com os pacientes frente à COVID-19. Produção e Inovação Científica. Jun-2020.
5. OLIVEIRA, E. M. de; FERREIRA, W. F. da S.; SILVA, W. F. da. Dilemas no processo de auditoria: paradoxos do serviços em saúde. Revista da Universidade Vale Do Rio Verde. Jan 2019.