Author:
Silva Islandia Maria Rodrigues,Dos Santos Nayara Pereira,Reis Luis Alberto da Silva,De Almeida Breno Carvalho,Araújo Wilziane Paz Gomes
Abstract
Introdução: Os Transtornos Mentais possuem elevada prevalência mundial, gerando morbidades, sequelas e mortalidades. Os desafios no setor saúde têm demandado profissionais de saúde diferenciados. O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (PRMSF), está inserido como nova política nacional da formação. O Programa presta apoio à Estratégia Saúde da Família (ESF), e a preceptoria deve auxiliar na atuação dos residentes, estimulando competências para a prática profissional. Atrelado a isso, está a necessidade aprimorar a saúde mental comunitária na ESF. Objetivo: Demonstrar a vivência da metodologia ativa Arco de Maguerez no exercício da preceptoria na Residência Multiprofissional, para conduzir melhorias na linha de cuidado mental na ESF. Métodos: Este estudo é um relato de experiência, fruto de pesquisa de intervenção, realizada na atuação da preceptoria do PRMSF da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em uma ESF localizada em Parnaíba-PI, durante o ensino em serviço para os residentes, nos anos de 2022 e 2023. O trabalho utilizou a metodologia problematizadora do Arco de Maguerez, composto por cinco etapas: Observação da Realidade, Pontos-chave, Teorização, Hipóteses de Solução e Aplicação à Realidade. Resultados E Discussões: A aplicação do Arco possibilitou observar as situações preocupantes na assistência em saúde mental aos usuários da ESF, e teorizar sobre elas. Assim, levantaram-se as hipóteses de solução exequíveis, envolvendo preceptor, residentes e equipe da ESF e procederam-se as intervenções. Foram realizadas algumas ações de educação permanente sobre a temática de saúde mental aos profissionais envolvidos, e foi criado um cartão de saúde mental da ESF, tecnologia educacional para o acompanhamento dos transtornos mentais dos usuários do território. O Arco de Maguerez é uma potente ferramenta de ensino, levando à prática reflexiva e tornando os executores protagonistas na dissolução da situação-problema na realidade do serviço. Considerações Finais: Acredita-se que, além apresentar uma configuração adequada ao problema da saúde mental na ESF, promoveu a ação-reflexão-ação dos profissionais envolvidos.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference24 articles.
1. ALMEIDA, D. M. Elaboração de materiais educativos. Escola de Enfermagem da USP, 2017. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4412041/mod_resource/content/1/ELABORA%C3%87%C3%83O%20 MATERIAL%20 EDUCATIVO.pdf Acesso em: 11 jan. 2023.
2. BAGGIO, É.; VIEIRA, E. A. S.; GREIN, T. A. D.; MARIANO, M. de M.; DEMARCHI, R. F.; CASTELLI, L. S.; TEIXEIRA, K. R. Atuação do enfermeiro em saúde mental na estratégia saúde da família: uma revisão integrativa. Revista Foco, v. 16, n. 9, p. e3063, set. 2023. Doi: 10.54751/revistafoco.v16n9-060. Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/3063 Acesso em: 30 set. 2023.
3. BENTO, L.; BELCHIOR, G. Mídia e educação: o uso das tecnologias em sala de aula. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, v. 1, n. Esp, 2017.
4. BRASIL. Ministério da Saúde. Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Diário Oficial da União. 6 abr. 2001; Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10216.htm Acesso em: 28 dez. 2022.
5. BRASIL. Ministério da Saúde. Residência multiprofissional em saúde: experiências, avanços e desafios, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação em Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/residencia_multiprofissional.pdf Acesso em: 21 dez. 2022.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献