Author:
de Albuquerque Filipe Henrique Cabral,da Motta Micheline Barbosa
Abstract
Embora haja o reconhecimento da importância do ensino da saúde e educação sexual ao longo da educação básica pela literatura sobre o tema, a sua abordagem ainda é marcada por tabus e pautada num ensino tradicional dissociado das questões sociais e emocionais que o acompanham e geram mais interesse nos estudantes. Diante dessa realidade, o presente trabalho teve como objetivo elencar os tópicos de interesse sobre saúde e educação sexual indicados por estudantes do Ensino Médio (EM) de uma escola pública da Região Metropolitana do Recife (RMR) e identificar suas condições de acesso às tecnologias e mídias digitais. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um “Questionário de caracterização discente” utilizando o Google Forms, o qual possibilitou a elaboração de uma sequência didática sobre saúde e educação sexual a ser aplicada em uma turma de 2° ano do EM. A análise das respostas dos estudantes possibilitou elencar quatro estratégias consideradas como mais relevantes: os debates, as atividades investigativas/resolução de problemas, as dinâmicas/brincadeiras e o uso de filmes/vídeos. Também foi possível inferir que os estudantes consideram importante a abordagem do tema saúde e educação sexual em sala de aula, além de elencar aqueles subtemas de interesse para aprofundamento teórico.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference19 articles.
1. ALVES, Joelison. F.; SILVA, Leandro. B. da; REIS, Deyse. A. dos. Reflexões sobre metodologias do ensino de Biologia. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. e850985951, 2020. Disponível em https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5951/5941 Acesso em jan/2023.
2. AZEVEDO, Maria C. P. S. de. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, Anna M. P. de (org). Ensino de Ciências: Unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2015. p. 19-33.
3. BRASIL. Organização Pan-Americana da Saúde. Ministério da Saúde. Saúde e sexualidade de adolescentes. Brasília, 2017.
4. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
5. BARBOSA, Luciana U.; VIÇOSA, Cátia S. C. L.; FOLMER, Vanderlei. A educação sexual nos documentos das políticas de educação e suas ressignificações. Revista Eletrônica Acervo Saúde, [S. L.], v. 11, n. 10, p. 1-10, jul. 2019.