Author:
Ribeiro Edwin Luith Araújo,Ribeiro Ana Paula Nunes da Silva,Martins João Lucas Araújo
Abstract
O artigo tem como objetivo geral analisar as relações entre satisfação na carreira docente e os seus reflexos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em dois municípios pertencentes à Microrregião de Guarabira. Para efetuar a tarefa, trabalhou-se, especificamente, com os resultados dos anos finais do ensino fundamental dos municípios de Logradouro-PB e Pilõezinhos-PB. Em geral, são municípios situados no mesmo espaço geográfico e com perfis socioeconômicos semelhantes que, no entanto, vêm obtendo resultados bastante díspares no IDEB. Desse modo, levantou-se a hipótese de que o índice de satisfação com as condições e relações de trabalho (salário, gestão, expectativa de promoção etc.) pode ser responsável pela dicotomia existente. Para responder a esse propósito investigativo, utilizou-se a Escala de Satisfação no Trabalho (EST) desenvolvida por Mirlene Maria Matias Siqueira (2008), a qual busca mensurar a satisfação do trabalhador com cinco dimensões do seu trabalho, a saber: satisfação com colegas, salário, chefia, natureza do trabalho e promoções. Lançou-se mão, também, de um questionário sociodemográfico como instrumento de coleta de dados, visando conhecer aspectos socioeconômicos da nossa população/amostra. Os dados coletados pelos instrumentos de pesquisa foram trabalhados com o software IBM Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Considerando os objetivos e procedimentos estabelecidos para o estudo, empregou-se o método ex-post-facto. Em linhas gerais, trata-se de uma pesquisa quantitativa. Do estudo concluiu-se que os professores estão satisfeitos, especialmente com a chefia, com a natureza do trabalho e com suas relações com os colegas de trabalho. Importa informar que na dimensão salário se percebeu manifestações de insatisfação, sobretudo entre os professores de Logradouro. Em suma, não se constatou diferenças estatisticamente significativas no nível de satisfação dos professores de ambos os municípios. Logo, os dados da pesquisa não permitem afirmar que o nível de satisfação dos docentes interfira nos resultados do IDEB. No entanto, é relevante destacar que a experiência profissional e a formação acadêmica foram elementos importantes para a compreensão das causas da diferença no IDEB (2017) dos municípios supracitados.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference15 articles.
1. COELHO JUNIOR, F. A.; FAIAD, C. Evidências de validade da escala de satisfação no trabalho. Avaliação Psicológica (Impresso), v. 11, p. 111-121, 2012.
2. GERHARDT, Tatiana Engel (Org.); SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de Pesquisa. 1. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. v. 1. 120p.
3. GERHARDT, Tatiana Engel (Org.); SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de Pesquisa. 1. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. v. 1. 120p.
4. GIL, Antônio Carlos, 1946 - Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
5. JACOMINI, Márcia Aparecida; ALVES, T. ; CAMARGO, R. B. . Remuneração docente: desafios para o monitoramento da valorização dos professores brasileiros no contexto da Meta 17 do Plano Nacional de Educação. ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES, v. 24, p. 1-35, 2016.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献