Abstract
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma intervenção com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, a partir da implementação da robótica educacional para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Em adição, procurou-se perceber — com base na interação experimental, entre os pesquisadores e os participantes da pesquisa — uma compreensão necessária e válida sobre o uso e implementação da robótica em ambientes educacionais, principalmente relacionada ao ensino de matemática em escolas de tempo integral. Teve como base teórica estudos bibliográficos sobre educação integral, educação matemática e tecnologias educacionais. A partir disso, foi desenvolvido um delineamento de elaboração metodológica que contou com o planejamento e a elaboração de uma sequência de atividades matemáticas para o ensino, envolvendo robôs e sua programação associada. A produção destas atividades permitiu a aplicação experimental delas em sala de aula, com base nestes recursos tecnológicos, em uma escola de tempo integral, na cidade de Santarém/PA, com 20 estudantes do 9º (nono) ano do ensino fundamental. Os conteúdos matemáticos associados versavam sobre geometria plana, cálculo de área e determinação de circunferência, perímetro, regra de três, porcentagem, frações e ângulos. Os resultados mostram que o uso de tecnologias na educação promove a motivação dos estudantes na aprendizagem dos assuntos e uma maior interação entre eles, além de revelar o quanto eles anseiam por novas formas de apresentação do conhecimento matemático. Mesmo com as dificuldades não apenas tecnológicas, enfrentadas, a proposta mostrou ser possível uma redefinição de papéis em sala de aula e uma possível reconfiguração do espaço escolar, com base em propostas pedagógicas que considerem a formação integral do discente e a necessária discussão relacionada ao contexto amazônico e a realidade educacional intrínseca em a pesquisa foi desenvolvida.
Publisher
Boletim Cearense de Educacao e Historia da Matematica - BOCEHM
Reference23 articles.
1. ARAÚJO, Carlos Alberto. As potencialidades da Robótica Educacional na Matemática básica sob as perspectivas da Teoria da Atividade. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2015.
2. AZEVEDO, Júlio Fernandes Ramos; MAFRA, José Ricardo e Souza; SANTOS, Igor Pereira dos. Tecnologias educacionais e educação Integral: uma interface possível. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v.7, n.7, p. 71977-71992 jul. 2021. Disponível em . Acesso em 16/01/2022.
3. BARBOSA, Fernando da Costa; ALVES, Deive; MENEZES, Douglas, ALEXANDRE, Mário, CAMPOS, Gabriel; NAKAMURA, Ygor; JUNIOR, Arlindo, LOPES, Carlos. Robótica Educacional em Prol do Ensino de Matemática. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2015. P. 271. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/5037
4. BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Mirian Godoy. Informática e educação matemática. 3. Ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2005.
5. BORBA, Marcelo de Carvalho; SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da; GADANIDIS, George. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: Sala de Aula e Internet em Movimento. 1.ed, 2.reimp. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2016.