Abstract
O texto aborda a importância da distribuição equitativa de vagas na educação para promover uma sociedade justa e inclusiva, destacando a análise socioeconômica como estratégia vital. Essa análise leva em consideração a realidade social e econômica dos indivíduos, permitindo identificar disparidades que dificultam o acesso igualitário à educação. São discutidos os benefícios da implementação de um sistema de matrícula online, que prioriza critérios socioeconômicos, contribuindo para a democratização do acesso à educação. A tecnologia aplicada nas matrículas online também é vista como uma revolução educacional, alinhada com os princípios das cidades inteligentes. O procedimento metodológico destaca a importância de critérios como residência, situação familiar e condições socioeconômicas na seleção e priorização dos estudantes, considerando diferentes modalidades de ensino. Também são propostas funcionalidades essenciais para um sistema de matrícula completo. O texto ressalta a necessidade contínua de buscar métodos mais justos de distribuição de vagas, evidenciando o compromisso com uma sociedade igualitária e a transformação positiva que uma educação distribuída de maneira justa e equitativa pode proporcionar.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference16 articles.
1. DE BRITO FILHO, José Claudio Monteiro; PEIXOTO, Karen Dayana Pereira. ANÁLISE DA TESE DE REPERCUSSÃO GERAL N. 383 STF SOB A ÓTICA DA TEORIA DE JUSTIÇA DE JOHN RAWLS. Revista LTr| 2023| Julho:Legislação do Trabalho, Doutrina e Jurisprudência, p. 826, 2023.
2. BARROCO, Sonia Mari Shima; DA SILVEIRA DUARTE, Neide; FERREIRA, Gesilaine Mucio. Recomendações dos organismos internacionais para a América Latina: inclusão escolar, sustentabilidade e desigualdade estrutural. Roteiro, v. 48,n. 1, p. 1, 2023.
3. DA SILVA DORO, Daiane. O Direito à Educação como via para uma Sociedade Sustentável. Educar para a Sustentabilidade, p. 115.
4. DUQUE, Carolina Caran; JÚNIOR, Claudimir Supioni. ACESSO À JUSTIÇA COMO INSTRUMENTO DE VALORIZAÇÃO DO TRABALHO HUMANO E COMBATE À ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEA. Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (UNIFAFIBE), v. 10, n. 2, p. 114-146, 2022.
5. BEZERRA, Andre Augusto Salvador. O judiciário rompendo silenciamentos: participação social examinada a partir de prática judicial na demanda por vagas de creche. Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL], p. 1-18, 2023.