Abstract
As boas práticas de governança corporativa e seus mecanismos são aplicáveis às entidades da administração pública, assim como nas entidades privadas, tendo como foco relacionar os objetivos políticos de forma eficiente e eficaz, bem como dar transparência às informações de forma fidedignas acerca de seus atos. Assim, na presente pesquisa objetivou-se analisar o nível de adoção das boas práticas do princípio de transparência da governança corporativa pelas Controladorias dos Estados Brasileiros. Nesse sentido, buscou-se averiguar os relatórios tornados públicas com o fito de realizar uma análise desses documentos e posteriormente aplicou-se um questionário com as Controladorias Estaduais Brasileira, visando um conhecimento mais apurado sobre o conteúdo desses relatórios evidenciados. Os resultados revelam que, decorridas mais de duas décadas da vigência da LRF de 2000, e mais de uma década dos dispositivos de Transparência, acrescidos pela Lei 131 de 2009, a maioria das Controladorias Estaduais Brasileiras ainda divulga seus relatórios externos aquém do esperado em seus portais eletrônicos, mesmo em uma era digital. Portanto conclui-se que, a maioria das Controladorias Estaduais Brasileiras possui um baixo nível de adoção das boas práticas do princípio de transparência da governança corporativa, mesmo em sendo esses órgãos, em via de regra, os responsáveis pela implementação das boas práticas de governança corporativa, na administração pública estadual. Esse resultado aponta um desempenho aquém do ideal, o que impossibilita o controle social e a fiscalização dos atos da administração pública pelos cidadãos em prol do bem-estar comum.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference33 articles.
1. BAIRRAL, M. A. C.; SILVA, A. H. C.; ALVES, F. J. S. Transparência no setor público: uma análise dos relatórios de gestão anuais de entidades públicas federais no ano de 2010. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, 2015.
2. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 7. ed., Lisboa: Edições 70, 2016.
3. BENEDICTO, S. C. et al. Governança corporativa: uma análise da aplicabilidade dos seus conceitos na administração pública. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v.15, n.2, p.286-300, 2013.
4. BOGONI, N. M. et al. Proposta de um modelo de relatório de administração para o setor público baseado no Parecer de Orientação n. 15/87 da CVM. Revista de Administração Pública, Rio de janeiro, v.44, n.1, p.119-42, jan./fev., 2010.
5. CAVALCANTE, M. C. N.; DE LUCA, M. M. M. Controladoria como instrumento de governança no setor público. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Brasília, v.7, n.1, p.73-90, jan./mar.2013.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献
1. Cumplicidade governativa: modelo de governança interfederativa do Profaz no estado de Rondônia;Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review);2023-04-28