Abstract
O objetivo desta pesquisa é entender as mudanças organizacionais ocorridas com o processo de implantação da automação contábil, focando nos processos relacionados à automação dos registros contábeis, sendo este um tema pouco explorado na literatura. Para tal propósito, adotou-se o estudo de caso único em uma indústria brasileira de médio porte. Esta, após um diagnóstico elaborado em conjunto com uma empresa de consultoria externa, decidiu pela reimplantação de seu sistema ERP. Neste contexto, o presente estudo, procurou, sob a luz da Teoria Institucional e o enfoque da Velha Teoria Institucional, entender como a estrutura da organização foi alterada pela institucionalização da automação contábil. A partir dos constructos teóricos, foram realizadas entrevistas com diretores e submetidos questionários a um grupo de gestores, além de analisados diversos documentos da empresa, com o objetivo de colher dados para comparação do quadro institucional da automação contábil em diferentes momentos do processo de reimplantação de um sistema ERP. Os achados demonstram as mudanças organizacionais desencadeadas pelo processo de institucionalização da automação contábil e a promulgação das novas regras capacitantes e como tais regras alteram os hábitos e rotinas da organização. A análise também permitiu evidenciar como automações contábeis provocam alterações na estrutura organizacional.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference25 articles.
1. Adler, P., & Borys, B. (1996). Two types of bureaucracy: Enabling and coercive, Administrative Science Quarterly, 41(1), 61-89.
2. Aguiar, A. B., & Guerreiro, R. (2008). Processos de persistência e mudança de sistemas em contabilidade gerencial: Uma análise sob o paradigma institucional. Revista Universo Contábil, 4(3), 6-24.
3. Bardin, L., (2006). Análise de conteúdo. Lisboa, 70
4. Barley, S. R. (1990). The alignment of technology and structure through roles and networks. Administrative Science Quarterly, 35(1), 61-103.
5. Barley, S. R., & Tolbert, P. (1997). Institutionalization and structuring: Studying the links between action and institution. Organization Studies, 18(1), 93-117.