Abstract
A orientação empreendedora no ambiente organizacional, desponta como um dos tópicos mais relevantes nos campos do empreendedorismo e da gestão. Este estudo teve como o objetivo verificar a intensidade da orientação empreendedora das pequenas e médias empresas vinculadas à uma Associação Empresarial do Sul do Brasil. Optou-se pela abordagem quantitativa, sendo os dados coletados com questionários de autopreenchimento com base no modelo de Miller (1983). O instrumento foi direcionado aos gestores das micro e pequenas empresas (MPEs) vinculadas à uma associação empresarial do Sul do Brasil, via correio eletrônico com auxílio da ferramenta do Google Docs. A população esteve composta por 296 MPEs resultando em uma amostra de 198 respondentes. Validou-se os indicadores por meio da Análise Fatorial Exploratória e utilizou-se estatística descritiva para verificar a intensidade das dimensões. Os resultados evidenciaram que, quando analisadas as dimensões da orientação empreendedora e ordenadas de maior a menor intensidade, se tem a proatividade, inovatividade e a assunção de riscos. Este estudo, aponta como uma das principais contribuições teóricas, estimular novos pesquisadores a investigar mais sobre a orientação empreendedora, e assim, contribuir com o desenvolvimento das organizações, auxiliando os gestores no processo de tomada decisões. Na amostra pesquisada, se verificou que os gestores possuem um perfil direcionado para a orientação empreendedora e, assim, a partir disto, poderão desenvolver habilidades e competências que proporcionem melhores resultados no desempenho da empresa, considerando-se assim, as contribuições gerenciais.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference71 articles.
1. Acs, Z. J., Autio, E. & Szerb, L. (2014) National systems of entrepreneurship: measurement issues and policy implications. Research Policy, 43(3), 476-494.
2. Anderson, S. B., Kreiser, P. M., Kuratko, D. F., Hornsby, J. S. & Eshima, Y. (2015). Reconceptualizing entrepreneurial orientation. Strategic Management Journal, 36(2), 1579-1596.
3. Andrade, M. A., Lenzi, F. C., Rossetto, C. R. & Teston, S. F. (2020). Capacidade absortiva e orientação empreendedora dos jornais brasileiros. Revista de Ciências da Administração, 22(2), 63-80.
4. Bandeira, L. L., Mesquita, R. F., Araújo, M. K. F. & Matos, F. R. N. (2021). As dificuldades de percurso das mulheres empreendedora. Revista de Gestão e Secretariado, 12(3), 1-18.
5. Brasil. Casa Civil. Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Capturado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l13979.htm.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献
1. Orientação empreendedora corporativa: um estudo com profissionais de organizações do sul do Brasil;Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review);2023-03-20