Abstract
Este trabalho objetiva identificar a percepção dos profissionais cadastrados numa Universidade do Sul do Brasil sobre nível de orientação empreendedora (OE) nas organizações em que atuam. O arcabouço teórico incluiu a reflexão sobre o empreendedorismo corporativo e a orientação empreendedora. O processo de coleta dos dados consistiu com a utilização de um questionário estruturado com base nas variáveis de França, Saraiva e Hashimoto (2012) sobre a temática. Foram enviados 12.000 e-mails para executivos matriculados numa Universidade do Sul do Brasil. Destes, 383 questionários se enquadraram ao perfil da amostra pretendida para o estudo, tendo em vista que aqueles que não trabalhavam regularmente numa organização, foram eliminados da amostra. Os resultados apontaram que o nível de orientação empreendedora não está associado com o gênero ou o segmento das organizações que os respondentes estavam vinculados, porém pode-se concluir que o nível OE está relacionado ao cargo ocupado pelos respondentes.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference44 articles.
1. Abdala, L. N. (2017). Inovação sistêmica: modelo de descrição da lógica. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, 236f.
2. Artifon, R. L., Cassol, A., Cunha, J. A., & Bonett, A. (2020). Orientação empreendedora e a capacidade de inovação de micro e pequenas empresas do setor de serviços. GeP – Revista Gestão e Projetos, 11(1), 74-93.
3. Avlonitis, G. J., & Salavou, H. E. (2007). Entrepreneurial orientation of SMEs, product innovativeness, and performance. Journal of Business Research, 60, 566–575.
4. Barreto, J. C., & Nassif, V. M. (2014). O empreendedor líder e a disseminação da orientação empreendedora. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 16(51), 180-198.
5. Chieh, N., & Andreassi, T. (2008). Intraempreendedorismo: um estudo de caso sobre o entendimento e a aplicação do termo em uma instituição bancária. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, 7(2), 1-12.