Teoria do contribuinte/usuário dos recursos públicos: aplicações para analisar os recursos disponibilizados

Author:

Da Silva Maurício CorrêaORCID,De Oliveira Edmilson JovinoORCID

Abstract

O Estado necessita obter as receitas públicas (tributos), administrar o crédito público (endividamento por empréstimos e financiamentos), planejar e gerir o orçamento público (previsões de receitas e dotações das despesas) para atender as obrigações constitucionais evidenciadas em dispêndios (despesa pública em segurança pública, saúde, educação, saneamento etc.). Toda a administração pública (direta e indireta) deverá obedecer aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. A Teoria do Contribuinte/Usuário dos Recursos Públicos tem a finalidade de proporcionar a avaliação comparativa entre a situação ideal (esperada) e a situação real (a que ocorreu). Os anos ou o ano considerado eficiente por análises qualitativas e/ou quantitativas (métricas estatísticas e/ou matemáticas) é considerado o ideal, esperado. Os demais são considerados reais, ou sejam, são ineficientes. Assim, ao realizar as comparações, o pesquisador poderá compreender o que ocorreu na administração dos recursos públicos (situação real) com o que deveria ter sido feito para alcançar a eficiência (perspectiva normativa). A teoria pode ser usada para argumentar outros critérios de avaliação, tais como: equidade, efetividade, eficácia etc. O estudo avança na literatura por sistematizar e dar ordem ao conhecimento sobre um fenômeno da realidade: a aplicação dos recursos públicos na visão do contribuinte.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference24 articles.

1. AMÉRICO, C. M. A imunidade tributária e a efetivação dos direitos e garantias fundamentais de segunda geração. Revista Diálogos Possíveis, Salvador, ano 14, número 1, p. 152-178, jan/jun. 2015.

2. BASTOS, C. L.; KELLER, V. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

3. BEGNINI, S.; TOSTA, H. T. A eficiência dos gastos públicos com a educação fundamental no brasil: uma aplicação da Análise Envoltória de Dados (DEA). E&G Economia e Gestão, Belo Horizonte, v. 17, n. 46, Jan./Abr. 2017

4. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 1 jan. 2024.

5. BRASIL. Lei Complementar n° 101, de 04 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF). Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 05 de maio de 2000.

Cited by 1 articles. 订阅此论文施引文献 订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献

1. Demonstrações contábeis públicas: o que analisar?;Revista de Gestão e Secretariado;2024-03-12

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3