Abstract
A ocupação territorial das regiões amazônicas, especialmente no Sul e Sudeste do Pará, tem sido marcada pela exploração ambiental intensa e crescimento populacional desordenado, resultando em problemas críticos de saneamento básico e qualidade da água. Este estudo visa prospectar tecnologias de filtragem para a potabilização das águas dos rios Tocantins e Itacaiúnas, focando na cidade de Marabá, que sofre com a contaminação desses recursos hídricos devido ao descarte inadequado de resíduos e esgoto. A pesquisa objetiva identificar e avaliar tecnologias emergentes e eficazes na remoção de contaminantes presentes nesses rios, considerando critérios de eficiência, viabilidade técnica e econômica, além do impacto ambiental. A metodologia inclui uma análise bibliométrica das principais publicações científicas sobre o tema, identificando tendências e tecnologias promissoras de países como China, Estados Unidos, Índia, Arábia Saudita, Coreia do Sul, entre outros. Os resultados apontam para soluções como o uso de nanomateriais, membranas de filtragem avançadas, sistemas híbridos de tratamento, utilização de placas solares e sementes de moringa oleífera, que obedecem a Lei de Lotka. Conclui-se que a implementação dessas tecnologias pode melhorar significativamente a qualidade da água e a saúde pública em Marabá, contribuindo para o avanço do conhecimento científico e tecnológico na área de tratamento de águas e subsidiando políticas públicas mais eficazes e sustentáveis.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference16 articles.
1. Araújo, E. V. N. (2020). Degradação socioambiental do Rio Tocantins e os reflexos na saúde e qualidade de vida dos moradores da orla de Marabá-PA. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
2. Araújo, E. V. N., Melo, A. H. de, & Santos, J. S. (2024) O Processo de Urbanização de Marabá e os Reflexos Sobre o Rio Tocantins e suas Relações. II Simpósio de Produção Científica da Unifesspa.
3. Araújo, E. V. N., Melo, A. H. de, & Santos, J. S. (2024). Estudo evolutivo da qualidade microbiológica das águas do rio Tocantins e problemas decorrentes do consumo pela população marabaense. III Encontro de Pós-graduação – Propit Unifesspa.
4. Associação Comercial e Industrial de Marabá – ACIM. (2017) Infraestrutura de Saneamento em Marabá. Disponível em: http://www.acimmaraba.com.br/wp-content/uploads/2017/10/MARABA_EM_NUMEROS_SANEAMENTO.pdf. Acesso em: 18 jul. 2024.
5. Carvalho, H. E. R. H. de ., Freitag, A. E. B. ., & Santos, D. R. dos . (2022). Impactos da implantação da Lei Geral de proteção de dados pessoais no brasil: uma análise bibliométrica: Impacts of the implementation of the General Law for the protection of personal data in brazil: a bibliometric analysis. Revista De Gestão E Secretariado, 13(3), 1398–1411. https://doi.org/10.7769/gesec.v13i3.1412