Abstract
Objetivo: Analisar, com base nos requisitos da boa governança pública, a resiliência das três universidades públicas paulistas (UPP), USP, Unesp e Unicamp a novas crises financeiras.
Método: Utiliza os princípios basilares da autonomia com vinculação orçamentária das UPP e aborda o papel das Controladorias Gerais (CG) e dos Sistemas de Controle Interno (SCI) como órgãos de suporte à tomada de decisões em um modelo de governança que utiliza de análises de risco como informação estratégica.
Originalidade/Relevância: Pela primeira vez é apresentada uma análise comparativa das medidas pos-facto nas três UPP categorizadas com os requisitos de boa governança pública, concluindo-se que essas universidades estão em estágios diferentes de mudanças na governança.
Resultados: Mostra que a crise financeira vivenciada pelas três UPP decorreu da concomitância da crise financeira do país e da expansão desmesurada das despesas das universidades sem uma adequada análise de riscos. Com base nas informações disponíveis em portais abertos, constata-se que USP efetivamente implantou a CG e o SCI como uma das medidas pos-facto, porém no geral, ainda predominam critérios político-corporativos internos nas decisões sobre expansão das despesas.
Contribuições teóricas/Metodológicas: Demonstra a relevância das CG e dos SCI na governança de universidades públicas com autonomia e vinculação orçamentária.
Contribuições sociais/gestão: A principal contribuição é a de demonstrar a importância da interação mais efetiva com stakeholders externos nas decisões institucionais, em contraposição ao atual modelo de decisões orientadas primordialmente por critérios político/corporativos internos.
Publisher
Revista Contabilidade Gestao e Governanca
Reference45 articles.
1. Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). Relatório 2019.
2. https://www.al.sp.gov.br/repositorio/arquivoWeb/com/com6694.pdf. Acesso 22-01-
3. Atvars, T. D. Z. (2020). Autonomia, gestão financeira e planejamento: uma relação necessária [Autonomy, financial management and planning: a necessary relationship]. In: M. P. Serafim, & T. D. Z. Atvars (Org.), Planejamento e gestão estratégica no setor público: aplicações e reflexões a partir da Unicamp [Planning and strategic management in the public sector: applications and reflections from Unicamp], 137-153. Campinas: Editora da Unicamp.
4. Atvars, T. D. Z., Serafim, M. P. & Carneiro, A. M. (2022). Os Desafios da Gestão da Qualidade em uma Universidade Pública Brasileira - A Experiência da Unicamp [Challenges for the public quality assurance in a Brazilian public university: Unicamp experience]. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, 11(20), e70275, 1-24. https://doi.org/10.5902/2318133870275.
5. Balbachevski, E. (2017). Governança na Pesquisa Científica: reflexões sobre a prática da