Abstract
Objetivo: Este estudo tem por objetivo verificar se a adoção de práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) - pelas empresas - cria mais valor e reduz seu custo de capital.
Método: As hipóteses são verificadas por meio de estatística descritiva, análise de correlação e modelos de regressão com dados em painel.
Resultados: Confirma-se a relação positiva entre o score de ESG e o valor da empresa. Entretanto, ao contrário do esperado, verifica-se que a melhoria dos scores do ESG também eleva o custo de capital das empresas.
Originalidade/Relevância: Este estudo destaca-se por analisar não apenas a relação entre a adoção de práticas de ESG e a criação de valor de mercado, mas também por verificar se esse fato implica na redução do custo de capital dessas empresas.
Contribuições teóricas/metodológicas: Uso de métricas distintas para cálculo do custo de capital próprio, mensuração do custo do capital por meio de dois índices de risco país e coleta manual de dados para cálculo do beta.
Contribuições sociais/para a gestão: A implicação prática dessa pesquisa refere-se à necessidade de as companhias brasileiras seguirem analisando os impactos financeiros dos investimentos realizados nas ações de ESG - no longo prazo. Além disso, os formuladores de políticas corporativas e públicas podem aprimorar as estruturas regulatórias das empresas e do governo na incorporação do ESG em atividades de investimento - para criação de valor - e de financiamento – para redução do custo de capital das instituições.
Publisher
Revista Contabilidade Gestao e Governanca
Cited by
3 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献