Abstract
Objetivo: Explorar a literatura acerca da Avaliação de Desempenho (AD) sob a perspectiva da Justiça Organizacional, de forma a colaborar com a construção de conhecimento e com a identificação das lacunas de pesquisa.
Abordagem teórica: Utilizou-se o instrumento Knowledge Development Process-Constructivist para selecionar e analisar, de forma sistematizada e reflexiva, o Portfólio Bibliográfico (PB) representativo do tema.
Resultados: Constatou-se a existência de: uma literatura focada nas consequências para as pessoas, envolvendo variáveis como satisfação e comprometimento; preponderância de estudos que abordam a AD em nível individual; e, carência de investigações sobre as percepções de justiça interpessoal e informacional. Os artigos analisaram, principalmente, os antecedentes e as consequências das percepções de justiça da AD. Dentre as lacunas citam-se a necessidade de desenvolver modelos personalizados ao contexto que integrem as percepções dos quatro fatores de justiça e de cada unidade ou organização; e o desenvolvimento de estudos que envolvam a justiça interpessoal e informacional e as percepções em nível organizacional.
Originalidade/Relevância: O estudo apresenta aspectos das percepções de justiça da AD como fator relevante que influencia comportamentos dos funcionários e aponta as lacunas de pesquisa para evolução do tema.
Contribuições teóricas/metodológicas: Esse estudo contribui cientificamente pois compila artigos reconhecidos e propõe uma agenda de pesquisa com tópicos para futuras investigações.
Contribuições sociais/para a gestão: Os achados contribuem com os gestores ao longo do ciclo de vida de um SAD, ao evidenciar como a percepção de justiça impacta os comportamentos dos funcionários no alcance dos objetivos organizacionais.
Publisher
Revista Contabilidade Gestao e Governanca
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献