Abstract
Objetivo: Analisar a relação entre Comprometimento de Carreira, Justiça Distributiva e Satisfação no Trabalho em uma Cooperativa de Crédito.
Método/abordagem: A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem quantitativa, a partir de um estudo survey com questionário aplicado a 180 respondentes de 30 agências de uma Cooperativa de Crédito. Foram geradas cinco hipóteses na pesquisa.
Principais Resultados: Os resultados apontam que a dimensão afetiva apresenta maior significância com a satisfação no trabalho, representando o vínculo que os funcionários têm com a organização. Os funcionários reconhecem que, embora o ambiente de trabalho apresente momentos de stress e pressões, a remuneração é justa e gera satisfação, se comparada ao esforço despendido na cooperativa. O comprometimento de carreira está relacionado direta e positivamente com a justiça distributiva. Quando os profissionais percebem que a organização distribui de forma justa os resultados, tendem a permanecer, sinalizando, assim, que a remuneração percebida está de acordo com sua dedicação à organização.
Contribuições teóricas/práticas/sociais: Esta pesquisa contribui para a percepção de justiça organizacional como potencializadora do comprometimento de carreira e da satisfação no trabalho, pois fornecerá insights aos gestores de pessoas em decisões sobre o acompanhamento e a potencialização do comprometimento de carreira, na perspectiva de que os empregados são parceiros na conquista dos objetivos organizacionais.
Originalidade/relevância: A originalidade consta na abordagem dos constructos (Comprometimento de Carreira, Justiça Distributiva e Satisfação no Trabalho), em um contexto amplo de uma instituição de crédito, a qual tem se consolidado e foi premiada como uma das melhores para se trabalhar.
Publisher
Revista Gestao Organizacional