Affiliation:
1. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Abstract
O objetivo deste trabalho foi descrever e analisar o modo de atuação da Polícia Militar numa Comunidade do Recife. A análise foi ancorada em quatro categorias locais que emergiram no curso da pesquisa: a polícia que “altera”, “Inflama” e mata e os policiais de dentro. Os dados foram obtidos a partir de uma etnografia, cuja realização se deu no período de seis meses em que o autor morou no local onde esta pesquisa foi realizada. Concluímos que o modo de atuação da PM é baseado em pequenas violências cometidas no dia a dia, o que faz com que a instituição deixe de existir enquanto alternativa de promoção de segurança e resolução de conflitos. Função esta que passou a ser exercida por meio de um sistema de governança informal da violência e de conflitos interpessoais operacionalizado por determinados atores comunitários, sem vínculos com o mundo do crime.
Publisher
Universidade Estadual de Londrina
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference78 articles.
1. ADORNO, Sérgio; PASINATO, Wânia. Crime, violência e impunidade. ComCiência, n. 98, p. 1-3, 2008. Disponível em: http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542008000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 13 abr. 2022.
2. ANDERSON, Elijah. Code of the street: decency, violence, and the moral life of the inner city. New York: WW Norton & Company, 2000.
3. ANUÁRIO brasileiro de segurança pública. São Paulo: Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2021.
4. BOURGOIS, Philippe. In search of respect: selling crack in El Barrio. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
5. BUENO, Samira; MARQUES, David; PACHECO, Dennis. As mortes decorrentes de intervenção policial no Brasil em 2020. In: ANUÁRIO Brasileiro de Segurança Pública. São Paulo: Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2021. p. 59-69.
Cited by
3 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献