Author:
IOB Gelson Antonio,CAMILLO Elineide Gomes dos Santos,PETRY Raquel Denise
Abstract
Não há em nosso país uma normatização que regulamente o descarte de medicamentos domiciliares. Em vista disso, realizou-se um estudo quantitativo, contemporâneo, observacional, realizado por meio da aplicação de um questionário
estruturado objetivando analisar a forma mais comum de descarte de medicamentos por usuários da Unidade de Saúde Parque dos Maias (USPM) do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), localizada no município de Porto Alegre/ RS. O estudo incluiu 238 moradores, com erro aceitável de 5% e um nível de confiança de 95%. Em relação à análise da população estudada observou-se que 97,9% relataram que possuem medicamentos em suas residências; 86,6% nunca receberam orientação de como descartar medicamentos; 60% descartam no meio ambiente os medicamentos vencidos encontrados nos domicílios. A investigação estatística realizada pelo teste de Qui-quadrado para as variáveis analisadas não apresentou associação estatisticamente significativa entre escolaridade e renda com boa parte das ações de descarte de medicamentos pesquisadas. Constatou-se que medidas efetivas deveriam ser melhor organizadas para diminuir e regulamentar a geração e o destino dos medicamentos impróprios para o consumo presentes nas residências, minimizando assim danos ao meio ambiente e a saúde pública.
Publisher
Conselho Federal de Farmacia
Reference19 articles.
1. 1. Margonato FB, Thomson Z, Paoliello MMB. Determinantes nas intoxicações medicamentosas agudas na zona urbana de um município do Sul do Brasil. Cad. Saúde Pública. 2008. 24(2):333-41.
2. 2. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988.
3. 3. RIO GRANDE DO SUL. Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. 1989.
4. 4. PORTO ALEGRE. Lei Orgânica do Município de Porto Alegre. 1990.
5. 5. Fernandes LC, Petrovick PR. Os medicamentos na farmácia caseira. In: Schenkel EP, Mengue SS, Petrovick PR. Cuidado com os medicamentos: Florianópolis/Porto Alegre: Editora UFSC/UFRGS. 2004. p. 39-42.
Cited by
5 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献