Abstract
O uso de medicamentos traz benefícios à saúde, mas o acúmulo destes em residências, devido a sobras de tratamentos ou por ter expirado o prazo de validade pode se tornar um problema, pois encoraja a automedicação e o descarte inadequado. Desta forma, o presente estudo, teve por objetivo, avaliar as práticas de uso e descarte de medicamentos entre universitários de diferentes cursos da saúde da Universidade de Cruz Alta. A pesquisa foi realizada mediante aplicação de um questionário e a amostra foi composta por 66 voluntários. Os dados levantados demonstram que a maioria dos entrevistados apresenta medicamentos em suas residências e praticam a automedicação. Os resultados também demonstram que grande parte dos estudantes descartam os medicamentos no lixo seco doméstico. Em relação às informações sobre as formas adequadas de descarte, muitos já receberam algum tipo de informação, mas gostariam de receber mais informações sobre assunto. Portanto, observa-se que grande parte da população estudada descarta os medicamentos de forma incorreta e ainda necessita de informação quanto à forma de descarte, demonstrando uma necessidade de serviços de educação em saúde.
Publisher
Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
Subject
Information Systems and Management,Information Systems,Software
Reference28 articles.
1. ARRAIS PSD, FERNANDES ME, PIZZOL TD, RAMOS LR, MENGUE SS, LUIZA VL, et al. Prevalence of self-medication in Brazil and associated factors. Rev Saúde Pública, 2016; 50(Supl.2):1s-11s.
2. ALBANAZ HF, PRADO R, CRUZ RA, BARBOSA AA, BLANCO BA. Descarte de medicamentos: uma panorâmica da atual situação. Revista Gestão em Foco, 2017;9: 276-284.
3. ANGONESI D, RENNÓ MUP. Dispensação farmacêutica: proposta de um modelo para a prática. Cien Saúde Colet, 2011;16(9):3883-3891.
4. BATISTA NN, MENDES GA, CARVALHO TGML, NEGRETE BB, BULEGON JS, SCHÄFER MG, et al. Descarte de medicamentos: avaliação do conhecimento dos produtores da atividade leiteira. Saúde (Santa Maria), 2019;45(2):1-10.
5. BUENO CS, WEBER D, OLIVEIRA KR. Farmácia caseira e descarte de medicamentos no bairro Luiz Fogliatto do município de Ijuí–RS. Rev Ciênc Farm Básica Apl, 2009;30(2):203-210.