Abstract
O objetivo deste estudo é compreender como a literatura mais recente, publicada em periódicos da área de Educação Matemática, apresenta o tema Grandezas e Medidas. A necessidade em se investigar tal temática se justifica, pois é um campo da Matemática Escolar reconhecido nos últimos 30 anos tanto pela produção científica como pelos currículos escolares, não devendo ser mais confundido como um conteúdo ou anexo da Geometria. Com uma abordagem qualitativa, fez-se o uso da pesquisa bibliográfica utilizando o método de revisão sistemática de literatura ao analisar os artigos publicados entre 2009 e 2019 que compuseram o corpus de análise. Observou-se que o foco das pesquisas tem sido considerando a abordagem das grandezas geométricas comprimento, área e volume. As pesquisas mostraram que atividades que propõem a utilização de materiais manipulativos e softwares, através de uma abordagem diferenciada e lúdica, propiciam resultados melhores na compreensão das propriedades das Grandezas e Medidas. Por fim, verificou-se que, em geral, os trabalhos apresentam comprimento, área e volume como atributos de objetos geométricos, enfocando atividades de comparação, produção, composição e decomposição, possibilitando de forma subjetiva a dissociação entre o quadro das grandezas, o quadro geométrico e o quadro numérico. Tal abordagem é importante pois pode contribuir com a aprendizagem dos estudantes da Educação Básica ao estudarem esse tópico na escola, em especial, no reconhecimento de grandeza não como um número ou uma medida, mas como propriedade de um objeto geométrico ou de um fenômeno natural que pode ser comparada ou medida.
Publisher
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Reference34 articles.
1. ALVES–MAZZOTTI, Alda Judith.; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas Ciências Naturais e Sociais. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2002.
2. ARAÚJO, Jailson Cavalcante. Como os alunos de 8º ano lidam com situações relativas à área de paralelogramos?: um estudo sob a ótica da Teoria dos Campos Conceituais. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
3. ARAÚJO, Jailson Cavalcante; SILVA, Anderson Douglas Pereira da; BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar. Situações que envolvem paralelogramos e suas áreas: um estudo com licenciandos em matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 9, p. 796-820, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.796-820. Acesso em 22 set 2021.
4. BALTAR, Paula Moreira. Enseignement et apprentissage de la notion d’aire de surface planes: une étude de l’acquisition des relations entre les longueurs et les aires au collège. 1996. 358 f. Thèse de doctorat (Doctorat en Didactique des Mahtématiques) – Université Joseph Fourier, Grenoble, 1996
5. BARBOSA, Pedro Ribeiro. Efeitos de Visualização em Atividades de Comparação de Comprimentos de Linhas Abertas. 2007. 316 f. Tese (Doutorado em Educação) – UFPE, Recife, Pernambuco, 2007.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献