Abstract
Este artigo apresenta elementos de uma pesquisa que objetivou verificar as potencialidades e limitações dos aplicativos de celular na aprendizagem de Área e Perímetro, por meio das metodologias de aprendizagem ativa. Os conteúdos foram trabalhados com alunos da 1ª série do Ensino Médio Técnico, de uma escola pública localizada em Itabaiana – PB. A pesquisa qualitativa, com abordagem exploratória e descritiva, foi desenvolvida de maneira remota devido à pandemia da Covid-19. Os dados, analisados à luz dos estudos de Moran (2012, 2013, 2018) e Mazur (2015), foram produzidos a partir de questionários, entrevistas semiestruturadas, capturas de telas, gravações de áudio e vídeo, observações e anotações. Durante a pesquisa, foram utilizadas as metodologias de aprendizagem ativa: Gamificação e Instrução por Pares. Com a pesquisa, evidenciou-se que atividades, envolvendo metodologias ativas e aplicativos para celular, podem potencializar a aprendizagem de Área e Perímetro.
Publisher
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Reference33 articles.
1. ALMEIDA, Helber Rangel Formiga Leite de. Polidocentes-com-mídias e o ensino de cálculo I. 2016. 217 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro, 2016.
2. BELLEMAIN, Paulo Moreira Baltar; BIBIANO, Marta. Fernanda de Araújo; SOUZA, Cristiane Fernandes de. Estudar Grandezas e Medidas na Educação Básica. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 9, n. 1, p. 1-16, 2018.
3. BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
4. BORBA, Marcelo de Carvalho; ALMEIDA, Helber Rangel Formiga Leite de; GRACIAS, Telma Aparecida de Souza. Pesquisa em ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
5. Brainly. Disponível em: . Acesso em: Acesso em: 27 set. 2020.