O Jornal Ideológico é um arquétipo de objeto de aprendizagem que nasce de uma temática, cuja perspectiva controversa oportuniza uma edição com duas versões e cada versão carrega consigo uma interpretação da temática, cujos interesses econômicos e ambientais, por exemplo, podem conduzir o antagonismo de ideias, valores, opiniões e crenças daquele grupo que o produz. Assim, este artigo objetiva identificar contribuições para a formação do licenciando em ciências da UTFPR, com relação à alfabetização científico-tecnológica, ao atuar na construção do jornal ideológico. Observou-se, na construção do jornal ideológico, a valorização das dimensões procedimentais, atitudinais e epistemológicas do conhecimento científico, em equilíbrio com os conhecimentos conceituais

Author:

Melo Marcos Gervânio de AzevedoORCID

Abstract

O Jornal Ideológico é um arquétipo de objeto de aprendizagem que nasce de uma temática, cuja perspectiva controversa oportuniza uma edição com duas versões e cada versão carrega consigo uma interpretação da temática, cujos interesses econômicos e ambientais, por exemplo, podem conduzir o antagonismo de ideias, valores, opiniões e crenças daquele grupo que o produz. Assim, este artigo objetiva identificar contribuições para a formação do licenciando em ciências da UTFPR, com relação à alfabetização científico-tecnológica, ao atuar na construção do jornal ideológico. Observou-se, na construção do jornal ideológico, a valorização das dimensões procedimentais, atitudinais e epistemológicas do conhecimento científico, em equilíbrio com os conhecimentos conceituais. Observou-se também uma importante articulação desse objeto de aprendizagem a eixos estruturantes de alfabetização científica.

Publisher

Servicio de Publicaciones de la Universidad Autonoma de Madrid

Subject

General Medicine

Reference37 articles.

1. AIKENHEAD, G. (1994). What is STS teaching? In: SOLOMON, J.; AIKENHEAD, G. STS education: international perspectives on reform. New York: Teachers College Press, p. 47-59.

2. AZEVEDO, M. C. P. S. de. (2009). Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, p. 19-33.

3. BARDIN, L. (2011). Análise de Conteúdo. 3ª reimpressão. São Paulo: Edições 70.

4. CACHAPUZ, A. et al. (Org.). (2011). A necessária renovação do ensino de ciências. 3 ed. São Paulo: Cortez.

5. CHASSOT, A. (2011). Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 5 ed. Ijuí: Ed. Unijuí.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3