Abstract
A desinformação relacionada à ciência tem sido uma das grandes preocupações atuais e os desafios para enfrentá-la tem se intensificado neste momento em que o mundo atravessa uma pandemia. A proposta deste artigo é problematizar e refletir sobre as formas como a agenda da desinformação tem sido construída, buscando discutir as ameaças ao sistema democrático. Através de revisão de literatura e análise da conjuntura política brasileira, este artigo se desdobra a partir dos seguintes eixos: 1) fatores culturais, políticos e ideológicos que tornam a desinformação um campo fértil para a dúvida e a descrença; 2) as medidas de enfrentamento à desinformação e suas limitações. 3) o processo de descrença institucional propiciada em um cenário político de contestação epistêmica e o papel da mídia nesta atuação; 4) uma agenda de guerra híbrida instaurada no campo político e jurídico, que ameaça o sistema democrático atual em nome de um inimigo indefinido: a desinformação; Por fim, este artigo busca oferecer um panorama amplo sobre os desafios e dificuldades para o campo da comunicação e informação no enfrentamento à desinformação relacionada à ciência em um contexto atual de disputas informacionais, políticas, jurídicas e tecnológicas
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference94 articles.
1. AGÊNCIA PÚBLICA. 20 projetos de lei no Congresso pretendem criminalizar fake news. Agência Pública, 11 de maio de 2018. Disponível em: https://apublica.org/2018/05/20-projetos-de-lei-no-congresso-pretendem-criminalizar-fake-news/. Acesso em: 2020.
2. ALBUQUERQUE, Afonso de; TAVARES, Camilla Quesada. Corporatism, fractionalization and state interventionism: the development of communication studies in Brazil. Publizistik, p. 1-18, 2020.
3. ALBUQUERQUE, Afonso. Quem vigia os vigias?: o combate às fake news na pósdemocracia. In: COSTA, M. Qual o caminho do Brasil?: instituições, cultura e política no século XXI. Rio de Janeiro: Editora Appris, 2021. No prelo.
4. ALBUQUERQUE, Afonso. O discurso das fake news e sua implicação comunicacional na política e na ciência. RECIIS, v. 14, p. 184-198, 2020.
5. ALBUQUERQUE, Afonso; QUINAN, Rodrigo. Crise epistemológica e teorias da conspiração: o discurso anti-ciência do canal “Professor Terra Plana”. Revista Mídia e Cotidiano, v. 13, n. 3, p. 83-104. 2019.
Cited by
17 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献