Abstract
A proposta de roteiro metodológico de mapeamento de arranjos jurídico-institucionais tem como objetivo estruturar a análise interdisciplinar da relação entre elementos políticos e jurídicos em determinado arranjo. Versões iniciais dessa estratégia têm sido aplicadas na abordagem Direito e Políticas Públicas ou em estudos sobre democracia, no âmbito disciplinar da Teoria do Estado, de base jurídica. Essas aplicações, que ainda carecem de sistematização, visam a análise interdisciplinar de arranjos escolhidos, conectando fontes do direito e da política. Elas demonstram bom potencial para aprofundamento de análises que a partir da perspectiva jurídica pretendam dialogar com outras áreas, em especial a política, sem perder a racionalidade analítica de cada uma delas. Este artigo propõe-se a evoluir na consolidação do método de mapeamento de arranjos jurídico-institucionais e criar condições para a disseminação desse tipo de análise. Isso poderá ser aplicado em estudos comparativos, considerando diferentes configurações de um mesmo arranjo ao longo do tempo ou arranjos semelhantes presentes em diferentes setores, ou em contextos geopolíticos distintos. A metodologia do artigo é baseada na reconstrução bibliográfica das contribuições de método produzidas na abordagem Direito e Políticas Públicas, em particular estudos baseados no neoinstitucionalismo histórico e que resultaram na produção de quadros analíticos, bem como do uso do mapeamento em estudos sobre democracia. Por fim, buscando combinar as contribuições das duas linhas, apresenta-se um roteiro metodológico para o mapeamento de arranjos jurídico-institucionais, com seus elementos, etapas e modos de aplicação.
Publisher
Revista Estudos Institucionais
Reference59 articles.
1. BONAMINO, Alicia; MOTA, Maria Océlia; RAMOS; Maria Elizabete Neves; CORREA Erisson Viana. (2019) Arranjo institucional de implementação do PAIC e burocratas de médio escalão. In Gabriela Lotta (organizadora). Teoria e análises sobre implantação de políticas públicas no Brasil. Brasília: Enap, p. 193-224.
2. BRUNET, Emiliano; BUCCI, Maria Paula Dallari. (2021) Os desafios para a reconstrução do Estado social no Brasil pós-pandemia: aprendizados a partir das políticas públicas e capacidades estatais. Direito Público. Brasília, 18(98).
3. BUCCI, Maria Paula Dallari. (2016) Quadro de referência de políticas públicas. Primeiras linhas de uma visão jurídico-institucional. Direito do Estado, Disponível em:
4. BUCCI, Maria Paula Dallari. (2018) A Teoria do Estado entre o jurídico e o político. In Teoria do Estado: sentidos contemporâneos. Maria Paula Dallari Bucci e Murilo GASPARDO. São Paulo: Saraiva, p. 27-74.
5. BUCCI, Maria Paula Dallari. (2020) Fortalecimento do Estado depois da pandemia não está garantido. Folha de São Paulo, Ilustríssima, 20/04/2020.