Abstract
No Brasil quando pretende-se investigar sobre o ensino e aprendizagem no campo da Matemática, existe uma forte herança francesa advinda da Didática da Matemática. Todavia, quando surge a preocupação em analisar a atividade e a competência do professor de Matemática, a Didática da Matemática não desenvolve tais premissas. No entanto, uma vertente francesa da década de 90 tida como Didática Profissional ajuda a compreender essa lacuna. Por esse viés, esse trabalho procurou como referência a Didática Profissional juntamente com a Didática da Matemática para investigar um cenário novo no que se refere a competência e habilidade do professor de Matemática, voltada para um sistema de ensino. Portanto, o objetivo desse trabalho se encontra em aderir os elementos da Didática Profissional para categorizar a concepção dos professores em formação continuada e formação inicial a respeito dos conjuntos numéricos, a partir de uma entrevista semiestruturada. Para tal finalidade, os dados oriundos obtidos mostraram como as categorias dos professores se enquadram nos termos investigativos da Didática Profissional. Dessa forma, o presente trabalho aponta um desenvolvimento acerca da aprendizagem do professor a partir do trabalho.
Publisher
Sociedade Brasileira de Educacao Matematica
Reference38 articles.
1. ALVES, F. R. V. Didactique des Mathématique (DM) et la Didactique Professionnelle (DP): Une Proposition de Complementarité et la Formation Des Enseignants au Brésil. Imagens da Educação. v. 8, n. 03, pp. 01-17, 2018.
2. ALVES, F. R. JUCÁ, S. C. O. Trabalho e Competência do Professor de Matemática: Um ponto de vista a partir da Didática Profissional (DP). Revista Multidisciplinar em Educação. v. 6, n. 13, 2019.
3. ALVES, F. R. V. A. A vertente francesa de estudos da Didática profissional: Implicações para a atividade do professor de Matemática. Vidya, v. 39, n. 1, pp. 233-254, 2019a.
4. ALVES, F. R. V. A. Didactique des mathématiques et la didactique professionnelles: une proposition de complementarité et la formation des enseignants au Brésil. Revista Acta Scientarum Education, v. 41, n. 1, pp. 1 – 12, 2019b.
5. ALVES, F. R. V. CATARINO, P. M. M. C. Situação Didática Profissional: um exemplo de aplicação da Didática Profissional para a pesquisa objetivando a atividade do professor de Matemática no Brasil. Indagatio Didactica. v. 11, n. 1, pp. 103-129, 2019.
Cited by
3 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献