Abstract
A partir dos tensionamentos da educação superior no contexto pandêmico, buscou-se identificar os desafios presentes na consecução do ensino remoto emergencial, com qualidade social, na perspectiva de estudantes de cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Utilizamos a pesquisa documental e bibliográfica alinhada a entrevistas. O processo de análise se pautou pela análise textual discursiva. Os dados produzidos evidenciaram os entendimentos dos sujeitos sobre as dimensões da qualidade social da educação no contexto pandêmico, com destaque para os seguintes elementos: equidade no acesso e permanência; desigualdades socioeconômicas e desempenho acadêmico; participação e engajamento; inclusão digital e acesso a recursos tecnológicos; bem-estar psicológico e ambiente educacional; consciência crítica e desenvolvimento integral e envolvimento da comunidade e democratização.
Publisher
Universidade Federal de Santa Maria
Reference30 articles.
1. ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 8, n. 3, 2020, p. 348-365.
2. AZANHA, José Mario Pires. Democratização do ensino: vicissitudes da ideia no ensino paulista. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, 2004, p. 335-344.
3. BEISIEGEL, Celso de Rui. A qualidade do ensino na escola pública. Brasília: Líber Livro, 2006.
4. BELLONI, Isaura. Educação. In: BITTAR, Jorge (org.). Governos estaduais: desafios e avanços: reflexões e relatos de experiências petistas. São Paulo: Perseu Abramo, 2003.
5. BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2007.