Impulsionando o Ensino de Programação: Bootcamp Web e Minicurso para Calouros
-
Published:2023-12-02
Issue:1
Volume:7
Page:123-132
-
ISSN:2448-1904
-
Container-title:Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette
-
language:
-
Short-container-title:ComInG
Author:
Galante GuilhermeORCID, Brocardo David AntonioORCID, Giacomel Davi MarchettiORCID, Sato Fábio KenjiORCID, Lenser GabrielORCID, Higuchi Gabriel Yudi LeiteORCID, Alves Guilherme Augusto DeitosORCID, Faino Jaqueline CavallerORCID, Quevedo Maria Eduarda AmorimORCID, Pereira Marlon FabichackiORCID, Leite Junior Weberson MorelliORCID, Pachico Ronaldo Drecksler FariasORCID, Araujo Isadora CoelhoORCID
Abstract
Atividades para o incentivo do ensino, como monitorias, bootcamps e minicursos são importantes para o enriquecimento do ambiente acadêmico. Tendo isso em vista, o grupo PET desenvolveu atividades para auxiliar os alunos na programação web e na introdução do curso. O presente artigo tem como objetivo descrever e analisar os resultados das atividades: Bootcamp Web e Minicurso para Calouros. O projeto do Bootcamp Web tem como objetivo ensinar os aspectos básicos de programação web, área que não é tão explorada no curso de Ciência da Computação. A atividade foi aberta para todos os alunos do curso, e teve retornos positivos evidenciados pelo envio de formulários e questionários com fins avaliativos e de diagnósticos. O Minicurso para Calouros é o projeto que visa introduzir os novos ingressantes do curso de Ciência da computação à programação, foi ministrado de forma online, e tem como objetivo preparar os novos alunos que ainda não possuem uma base sólida em algoritmos. O principal software utilizado foi o Portugol, pois se assemelha mais à linguagem nativa e cotidiana. Os retornos dados ao projeto foram positivos, indicados pelos questionários e formulários enviados.
Publisher
Universidade Federal de Santa Maria
Reference9 articles.
1. da Silva, T. R., Medeiros, T., Medeiros, H., Lopes, R., and Aranha, E. (2015). Ensino-aprendizagem de programação: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, 23(01):182. 2. de Moraes, R. P., da Costa, V. F., and Scholz, R. E. P. (2022). Mapeamento sistemático do ensino introdutório de programação nos ensinos t ́ecnico e superior no brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, 30:628–647. 3. Giacomel, D. M., da Silva, G. S., Negrizoli, I. F., Araujo, I. C., Vanzin, L., de Sá, L. V., Damo, M. A., Carlos, M. E. C., Pereira, M. F., Camara, M. K., Venzke, P. H. P., da Silva Alcantara, R. A., de Freitas, V. M., and Oyamada, M. S. (2022). Bootcamp de algoritmos: hands-on de programação. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, 6(1):57–64. 4. Guedes, E. (2014). Um estudo observacional sobre a disciplina introdutória de programação. In Anais do XX Workshop de Informática na Escola, pages 552–561, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC. 5. Lourega, L. V. (2022). Conjunto Estruturado de Atividades Didáticas para o Ensino Introdutório de Programação. PhD thesis, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal de Santa Maria.
|
|