Abstract
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) tem feito parte do nosso cotidiano, seja na vida social, no trabalho e no ensino. Considerando esse contexto da TDICs, o presente estudo teve, como objetivo, compreender as contribuições dos Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) “Massa Molar” e “Concentrações” nos processos de ensino de conteúdos de Química no Ensino Médio. A pesquisa foi de natureza qualitativa, com uso de questionário, roda de conversa e observação. Os participantes foram alunos do Ensino Médio de uma Escola Estadual do interior do estado de Mato Grosso. Os ODA utilizados foram o “Massa Molar” e “Concentrações” do site Simulações PhET, em encontros virtuais. A análise de dados foi feita pelo método indutivo. Os resultados mostraram que o uso dos ODA pode contribuir para os processos de ensino dos conteúdos de Química porque permitem a visualização de modelos que constituem os conceitos químicos e, com isso, podem acurar a percepção dos alunos quanto aos cálculos e fórmulas químicas estudadas. As atividades realizadas com os ODA contribuíram também para tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas chamando a atenção dos mesmos. Os ODA se mostraram recursos aliados aos processos de Ensino da Química.
Publisher
Instituto Federal do Amazonas
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference39 articles.
1. ALEXANDRE, M. R.; TEZANI, T. C. R. Instrumento avaliativo de Objetos Digitais de Aprendizagem para a alfabetização: da elaboração à prática docente. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 4, n. 09, 2018. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/656. Acesso em: 24 nov. 2022.
2. BERNARDINO, J. D. S. C. et al. Ensino remoto na pandemia da Covid-19 e os desafios e oportunidades na visão de professores de escolas do interior de Mato Grosso. Research, Society and Development, Research, Society and Development, São Paulo, v. 11, n. 1, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/25239/22134/296064. Acesso em: 25 nov. 2022.
3. BORBA, M. C.; SOUTO, D. L. P.; CANEDO JUNIOR, N. R. Vídeos na Educação Matemática: Paulo Freire e a Quinta Fase das TDICs. 1. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2022. v. 1. 141p.
4. BORGES, R. S.; SÁ, É. R. A.; SOUSA, N. M. Concepções dos alunos sobre o uso de simulações interativas como ferramenta no ensino de Química. Educação Química en Punto de Vista, Foz do Iguaçu, v. 4, n. 2, p. 46-61, 2020. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/2623. Acesso em: 22 set. 2022.
5. BRAGA, J. C. Objetos de Aprendizagem: introdução e fundamentos. Editora da UFABC, v. 1, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/347524146_Objetos_de_Aprendizagem_Volume_1_-_Introducao_e_Fundamentos. Acesso em: 27 nov. 2022.