Abstract
Em razão das exigências do mercado de trabalho e da sociedade globalizada, os profissionais da área de serviços de saúde vivem diariamente uma realidade estressante que, se não for observada com atenção nas atribuições que lhes são conferidas, pode levá-los a desenvolver a Síndrome de Burnout, doença ocupacional capaz de provocar afastamento do trabalho de forma traumática e desencadear depressão. Este estudo buscou conceituar em nível exploratório e descritivo como e porque esse distúrbio ocorre, com base em pesquisa bibliográfica e no levantamento sistemático dos fatores de risco mais frequentes. A metodologia pressupõe, ainda, o foco na problemática da população estudada entre funcionários da área da saúde com destaque para a atuação em serviços de emergência. Trata-se, portanto, de um panorama dos fatores de stress a que estão sujeitos esses profissionais, com a finalidade de evidenciar a Síndrome de Burnout, bem como as formas de prevenção e de detecção dos sinais, dos sintomas e dos malefícios dessa doença.
Reference18 articles.
1. CORONETTI, Adriana et al. O estresse da equipe de enfermagem na unidade de terapia intensiva: o enfermeiro como mediador. Arquivos catarinenses de medicina, v. 35, n. 4, p. 36-43, 2006.
2. DE AZEVEDO GUIDO, Laura. Stress e coping entre enfermeiros de centro cirúrgico e recuperação anestésica. 2003. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem, São Paulo.
3. DOS SANTOS BARROS, Maria Mércia et al. Síndrome de Burnout em médicos intensivistas: estudo em UTIs de Sergipe. Temas em Psicologia, v. 24, n. 1, p. 377-389, 2016.
4. FELICIANO, Katia Virginia de Oliveira; KOVACS, Maria Helena; SARINHO, Sílvia Wanick. Sentimentos de profissionais dos serviços de pronto-socorro pediátrico: reflexões sobre o burnout. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 5, p. 319-328, 2005.
5. FOGAÇA, Monalisa de Cássia et al. Fatores que tornam estressante o trabalho de médicos e enfermeiros em terapia intensiva pediátrica e neonatal: estudo de revisão bibliográfica. Revista Brasileira de Terapia Intensiva, v. 20, p. 261-266, 2008.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献