Abstract
Objetivo: Este estudo objetiva avaliar as condições socioeconômicas das famílias que integram a Comunidade do Marinho, situada no interior da RESEX Cajari-AP, sob o enfoque do desenvolvimento sustentável.
Referencial teórico: Para ser sustentável, o desenvolvimento precisa ser economicamente eficiente, socialmente desejável e ecologicamente equilibrado, devendo ser compreendido como uma estratégia de longo prazo que visa erradicar a pobreza, reduzir a desigualdade e tornar o crescimento inclusivo, e a produção e consumo mais sustentável. As RESEX, áreas territoriais destinadas à exploração autossustentável por populações nativas e à conservação dos recursos naturais renováveis, se caracterizam como unidades de uso sustentável para comunidades que nelas residem.
Método: Foi realizado um estudo de caso com levantamento de dados por meio de entrevista e visita in loco.
Resultados e conclusão: Os resultados revelam que na comunidade do Marinho predomina uma população jovem, do sexo masculino, com reduzido nível de escolaridade. A geração de renda das famílias está associada à exploração da biodiversidade e é dependente do repasse de recursos públicos. Já a infraestrutura é simples com limitação dos serviços públicos, estando as famílias expostas a riscos socioambientais.
Implicações da pesquisa: O estudo aponta as necessidades da comunidade do Marinho e de toda a RESEX Cajari e sugere ações para que o desenvolvimento sustentável seja atingido.
Originalidade/valor: Os resultados obtidos no presente estudo são inéditos e relevantes para a RESEX Cajari-AP, subsidiando a elaboração de projetos e programas capazes potencializar o desenvolvimento sustentável da comunidade.
Publisher
RGSA- Revista de Gestao Social e Ambiental
Subject
Management, Monitoring, Policy and Law,Geography, Planning and Development
Reference37 articles.
1. Arruda, R. (1999). “Populações tradicionais” e a proteção dos recursos naturais em unidades de conservação. Ambiente & Sociedade, 5.
2. Assis, D. M. S. de; Tavares-Martins, A. C. C.; Beltrão, N. E. S. & Sarmento, P. S. de M. (2020). Percepção ambiental em comunidades tradicionais: um estudo na Reserva Extrativista Marinha de Soure, Pará, Brasil. Ambiente & Sociedade, 23.
3. Banco Mundial. (2020). Relatório anual 2018. Disponível em: https://www.worldbank.org/pt/country/brazil. Acesso em: 20 out. 2020.
4. Barrow, C. J. (1995). Sustainable development: concept, value and practice. Third World Planning Review, 17 (4), 369-86.
5. Bartelmus, P. (2003). Dematerialization and capital maintenance: two sides of the sustainability coin. Ecological Economics, 46 (1), 61-81.
Cited by
2 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献