A vida na comunidade do Marinho- RESEX do Rio Cajari-AP: a contribuição do estado na transformação e na inércia do modo de vida da população tradicional

Author:

Da Silva Júnior Daniel Melo,Johann Liana,Alves Nayara França,De Freitas Elisete Maria

Abstract

As Unidades de Conservação do tipo Reservas Extrativistas (RESEX) são alternativas de proteção e gestão de recursos naturais responsáveis por assegurar a manutenção do modo de vida de seus habitantes, em geral, comunidades tradicionais. Estas, ao desenvolverem atividades baseadas no extrativismo e na agricultura de subsistência, auxiliam na preservação da natureza. A criação da RESEX do Rio Cajari no início da década de 1990 rompeu definitivamente com o sistema de aviamento, adotado direta e indiretamente na região. Como objetivo, o presente estudo buscou avaliar as principais mudanças socioeconômicas decorrentes dessa ruptura, inaugurada pela criação da figura jurídica RESEX do Rio Cajari, bem como visou apontar alternativas econômicas que possam ser adotadas para favorecer o desenvolvimento sustentável da região. A pesquisa foi qualitativa e utilizou, como procedimentos técnicos, o estudo de caso, com levantamento de dados por meio de estudo de campo. Verificou-se que o estado de vulnerabilidade social apresentado na área de estudo decorre do ineficiente sistema de exploração da biodiversidade local e da falta de organização, inclusive pela inexistência de Plano de Manejo da RESEX. Como soluções viáveis, a implantação de agroflorestas de banana (Musa spp.) e açaí (Euterpe oleracea Mart.), e a exploração organizada e planejada da Capara guianensis (Aubl), Copaifera langsdorffii (Desf.), Dalbergia subcymosa Ducke (Fabaceae), Parahancornia fasciculata (Poir.) e Protium heptaphyllum (Aubl.), podem ser implementadas de maneira exitosa na região, diminuindo a vulnerabilidade econômica da Comunidade.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Subject

General Medicine

Reference36 articles.

1. AMARAL, D. D.; ROCHA, A. E.; PEREIRA, J. L. G.; COSTA NETO, S. V. Identificação dos subtipos de savanas na Amazônia oriental (Pará e Amapá, Brasil) com uma chave dicotômica de individualização. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi – Ciências Naturais, Belém, PA, v. 14, n. 2. p. 183-195, mai.-jun. 2019.

2. ARMELIN, M. J. C. Identificação e Caracterização de áreas e comunidades com potencial para o desenvolvimento de sistemas comunitários de produção florestal no estado do Amapá. 2001, p. 149. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) – Universidade de São Paulo, Piracicaba, SP, 2001.

3. AUBERTIN, C. A ocupação da Amazônia: das drogas do sertão à biodiversidade. In: EMPERAIRE, L. (org.) A floresta em jogo: o extrativismo na Amazônia Central. São Paulo, SP: UNESP, 2000, p. 23-30.

4. BRASIL. Lei Federal nº 9.985, de 18 de julho de 2000. Regulamenta o art. 225, § 1o, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [2007]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9985.htm. Acesso em: 20 out. 2020.

5. CUNHA, L. H. de O. Reservas extrativistas: uma alternativa de produção e conservação da biodiversidade. São Paulo, SP: NUPAUB-USP, 2001, p. 42.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3