Abstract
Objetivo: O objetivo deste artigo foi analisar os determinantes dos gastos públicos em gestão ambiental nos estados do Brasil no período de 2011 a 2020.
Referencial Teórico: Os gastos com o meio ambiente se tornam um parâmetro para medir o comprometimento dos governantes com a sustentabilidade ambiental. O orçamento verde tem o potencial de financiar a transição para uma economia mais verde e de apoiar a implementação de políticas públicas que visam mitigar e adaptar-se às mudanças climáticas.
Método: Utilizou-se a metodologia de dados em painel com três tipos diferentes de regressão, sendo elas os modelos pooled, de efeitos fixos, e de efeitos aleatórios. A população do estudo consiste nas capitais do Brasil no período de 2011 a 2020, resultando em um total de 270 observações.
Resultados e Discussão: Os resultados obtidos revelaram que o PIB per capita e a proporção das despesas em relação ao PIB emergem como variáveis significativas e relevantes. Além disso, o IDH também exibiu significância positiva, sugerindo que um aumento no IDH da capital está associado, de acordo com o modelo, a um aumento nos gastos ambientais.
Implicações da Pesquisa: Analisar os determinantes dos gastos públicos destinados ao meio ambiente pode contribuir para a tomada de decisão e o desenvolvimento de melhores políticas públicas.
Originalidade/Valor: Este estudo contribui para a literatura ao analisar os determinantes dos gastos públicos em gestão ambiental nos estados do Brasil no período de 2011 a 2020.
Publisher
RGSA- Revista de Gestao Social e Ambiental
Cited by
2 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献