Abstract
Objetivo: Investigar o nível de a Eficiência Tributária/Esforço Fiscal em Franciscópolis-MG durante o período de 2013 a 2022, visando obter conhecimento a partir da observação da alocação de recursos financeiros em um município de pequeno porte, seus principais desafios e oportunidades no gasto público.
Referencial teórico: Apresenta-se revisão teórica sobre as características orçamentárias e Eficiência Tributária/Esforço Fiscal.
Método: Adotou-se estudo de caso, caracterizado por sua natureza quantitativa e descritiva, com uso de dados secundários, por meio de uma pesquisa documental em base do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro - SICONF, Plataforma digital da Secretaria do Tesouro Nacional (Brasil, 2023) e do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG), por meio do portal “Fiscalizando com o TCE”.
Resultados e conclusão: Os dados revelaram que em média, no período de 2013 a 2022, ocorreu um superávit de execução orçamentária, corrente e de capital. Destaca-se também que a fronteira da máxima de produção de impostos pelas despesas correntes e de capital, ou seja, a eficiência tributária/esforço fiscal, ocorreram somente no ano de 2020.
Implicações da pesquisa: Pesquisa sobre as características orçamentárias do município de Franciscópolis-MG no período de 2013 a 2022 possui implicações significativas para diversos setores e atores envolvidos. Em primeiro lugar, as informações fornecidas podem ser valiosas para os gestores públicos locais, fornecendo percepções sobre a eficiência tributária/esforço fiscal das políticas fiscais adotadas e orientando decisões futuras para otimizar a alocação de recursos.
Originalidade/valor: A originalidade desta pesquisa está no fato do seu foco recair sobre contexto específico de um município de pequeno porte, sendo certo que o uso de técnicas de análise (quocientes sobre o balanço financeiro e análise envoltória de dados -DEA) contribuem para o valor do trabalho na medida em que viabiliza o entendimento prático e acadêmico das dinâmicas orçamentárias para gestores públicos, cidadãos e a para a comunidade acadêmica.
Publisher
RGSA- Revista de Gestao Social e Ambiental
Reference56 articles.
1. Afonso, J. R. R.; Araujo, E. A., & Nóbrega, M. A. R. (2010). O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no Brasil. Um diagnóstico sobre o grau de aproveitamento do imposto como fonte de financiamento local (Working Paper). Cambridge, MA: Lincoln Institute of Land Policy.
2. Orçamento Público como Mecanismo de Planejamento para a Gestão
3. Araújo, J.M; Paes N. L. (2015). Os determinantes institucionais do esforço fiscal nos estados brasileiros. Revista Planejamento e Políticas Públicas, n. 45, p. 47-68.
4. Bahl, R. W. (2009). Property tax reform in developing and transition countries. New York: Usaid.
5. Some Models for Estimating Technical and Scale Inefficiencies in Data Envelopment Analysis