Abstract
O objetivo deste estudo foi explorar as pesquisas existentes sobre o uso de tecnologias digitais no ensino de matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando os principais resultados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com foco no procedimento da Revisão Sistemática da Literatura, onde fez-se uma busca por artigos científicos em seis bases (WorldCat, Scopus, Science Direct, Scielo, ERIC e Web of Science), nos últimos cinco anos, abarcando a temática Tecnologia Digital, Autismo e Educação Matemática. Recuperou-se cinco artigos, sendo três do Brasil e dois de Portugal. Embora percebido um tímido crescimento de interesse a partir de 2022, notou-se que há uma escassez no número de publicações relacionadas a temática. Considerando que a tecnologia digital é crucial para inovar no ensino e aprendizado, os resultados deste estudo apontam que há um vasto campo de investigação em relação ao uso de tecnologias assistivas digitais na educação de estudantes autistas.
Publisher
Cruzeiro do Sul Educacional
Reference40 articles.
1. ALMEIDA, J. C.; ULIANA, M. R. Inventário de Teses e Dissertações sobre o processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática para estudantes com Tea (2000-2020). Revista REAMEC, Cuiabá, v. 11, n. 1, e23045, jan./dez. 2023.
2. ALVES, E. M. S. A ludicidade e o ensino da matemática: uma prática possível. Campinas, SP: Papirus, 2001.
3. AMARAL, D. G.; DAWSON, G., GESCHWIND, D. H. Autism spectrum disorders. [S. l.]: Oxford University Press, 2011.
4. APA. American Psychiatric Association. DSM-V-TR, manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5. ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2003.
5. BERSCH, R. de C. R. Design de um serviço de tecnologia assistiva em escolas públicas. 2009. 231 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献