Author:
Obnesorg Josiana Manuela da Silva,Melo Junior Madson Fernandes de,Zarpellon Cayttano Saul de Sá,Silva Erivonaldo Alves da,Silva Wankleber de Farias,Silva Carla Michelle da,Silva Antônio Veimar da
Abstract
Este estudo investiga o uso de tecnologias assistivas para promover a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na aprendizagem matemática. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, utilizou as bases de dados Scielo e Lilacs para a coleta de dados, enfocando artigos publicados nos últimos dez anos. A análise de conteúdo permitiu identificar temas como tipos de tecnologias assistivas, estratégias de implementação, benefícios e desafios. As tecnologias assistivas, como aplicativos e softwares educativos, demonstraram ser ferramentas eficazes para auxiliar na compreensão de conceitos matemáticos abstratos, seguir instruções e realizar tarefas de forma independente. Além disso, estas tecnologias promovem um ambiente de aprendizagem mais acessível e adaptado às necessidades específicas dos alunos com TEA. A pesquisa aponta que, embora existam desafios na formação de professores e na implementação dessas tecnologias, os benefícios são significativos, contribuindo para a inclusão e o desenvolvimento acadêmico dos alunos. Conclui-se que as tecnologias assistivas são fundamentais para a educação inclusiva, oferecendo suporte individualizado e melhorando a interação e o desempenho acadêmico dos alunos com TEA.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference42 articles.
1. AGUIAR, MCM; PONDÉ, M. P. Práticas de cuidado com filhos com transtorno do espectro autista. International Journal of Psychiatry, v. 25, 2020.
2. ALMEIDA, S. D. C. D.; SPADA, A. P. P.; LEMES, S. P. B. Teoria histórico-cultural e a relação entre o uso das tecnologias assistivas na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. Caderno Pedagógico, v. 21, n. 3, e3190-e3190, 2024. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-083
3. ALVES, T. J.; HUMMEL, E. I. Tecnologia assistiva e desenho universal para aprendizagem: o que sabem os professores do atendimento educacional especializado? In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologia e de Educação a Distância. 2024.
4. AMBROSIM, I.; AMBROSIM, L. Autismo na escola pública: desafios e oportunidades. Revista Tópicos. ISSN: 2965-6672, 2024. https://doi.org/10.5281/zenodo.10815609.
5. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.