Abstract
O artigo apresenta uma interpretação sobre a evolução do debate em torno da noção de segurança alimentar e nutricional no Brasil. As ambiguidades que caracterizam as conceituações de segurança alimentar são tomadas como ponto de partida para explicar a emergência da noção de soberania alimentar. No caso brasileiro, a integração desta última na construção de sentidos de segurança alimentar e nutricional marca as reivindicações do movimento social e as iniciativas públicas neste âmbito.
Publisher
Raizes Revista de Ciencias Sociais e Economicas
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference37 articles.
1. ARRUDA, E. E.; ALMEIDA, C. M. A mercantilização do Programa Nacional de Merenda Escolar. Intermeio: Revista do Mestrado em Educação, 11(22), 2005, p. 88-110.
2. BORSATTO, R.; CARMO, M. S. A construção do discurso agroecológico no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). Revista de Economia e Sociologia Rural, 51(4), 2013, p. 645-660.
3. BRUEGEL, M.; STANZIANI, A. Pour une histoire de la sécurité alimentaire. Revue d’histoire moderne & contemporaine, v. 51, n. 3, 2004, p. 7-16.
4. BURLANDY, L. A construção da política de segurança alimentar e nutricional no Brasil: estratégias e desafios para a promoção da intersetorialidade no âmbito federal de governo. Revista Ciência & Saúde Coletiva, v. 14, n. 3, 2009, p. 851-860.
5. BURITY, V.; FRANCESCHINI, T.; VALENTE, F.; RECINE, E.; LEÃO, M.; CARVALHO, M. F. Direito humano à alimentação adequada no contexto da segurança alimentar e nutricional. Brasília/DF: ABRANDH, 2010.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献