Abstract
A pandemia Covid-19 gera impactos importantes na população mundial desde o início de 2020. As preocupações referentes ao abastecimento alimentar, notadamente das populações mais vulneráveis, ganharam destaque por parte de entidades internacionais, de órgãos públicos brasileiros, de pesquisadores e da sociedade civil. As dificuldades em responder à crise instaurada, especialmente pelo desalinhamento das ações amortecedoras nas diferentes esferas de poder brasileiras, agravadas por ameaças à democracia, compõem um quadro de ausência de plano público eficiente para a segurança alimentar e nutricional. Neste contexto, a agricultura urbana e periurbana (AUP), aliada a iniciativas fundamentadas na solidariedade alimentar, emerge como estratégica para o acesso ao alimento nas regiões urbanizadas mais vulneráveis, permitindo a manutenção de renda dos agricultores. O presente artigo visa lançar luz às diferentes ações de abastecimento alimentar no município de São Paulo no auge da pandemia, considerando especialmente novas dinâmicas em torno de sete agricultores urbanos e perirubanos paulistanos, representativos de situação nas principais regiões de produção em São Paulo. Além da articulação social entre diferentes grupos solidários do município, o papel dos circuitos curtos de proximidade na manutenção da produção local e na garantia do consumo alimentar de populações em situação de insegurança alimentar é destacado aqui, em quadro de grande insuficiência de políticas emergenciais de SAN.
Funder
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Reference53 articles.
1. Oliveira TC, Abranches MV, Lana RM. (In)Segurança alimentar no contexto da pandemia por SARS-CoV-2. Cadernos de Saúde Pública [Internet]. 2020; 36(4): e00055220. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00055220.
2. Portal do governo. Veja quais serviços podem funcionar em SP durante a quarentena. Disponível em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/veja-quais-servicos-podem-funcionar-em-sp-durante-a-quarentena/. Acesso em junho de 2020.
3. Almeida L, Rodrigues A. Quarentena em São Paulo reduz dieta de crianças na periferia a arroz. Folha de São Paulo. 5 de abril, 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/04/quarentena-em-sao-paulo-reduz-dieta-de-criancas-na-periferia-a-arroz.shtml. Acesso em abril de 2020.
4. Maluf RS. Alimentação e fome: agir na emergência e construir outro país. Especial “Crise da covid-19: de que políticas públicas o Brasil precisa?. FES Brasil (Fundação Friedrich Ebert), 2020. Disponível em: http://library.fes.de/pdf-files/bueros/brasilien/16162.pdf. Acesso em junho de 2020.
5. Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura - FAO. FAO faz alerta sobre o impacto do COVID-19 na alimentação escolar na América Latina e no Caribe. 18 de março de 2020. Disponível em: http://www.fao.org/americas/noticias/ver/pt/c/1267030/. Acesso em junho de 2020.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献